Busca avançada
Ano de início
Entree


Adolescência, identidade e escolha da profissão no mundo do trabalho atual: um estudo exploratório

Autor(es):
Lemos, Caioá Geraiges de
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. [2000]. [230] f.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia
Data de defesa:
Orientador: Custódio, Eda Marconi
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Index Psi Teses - IP/USPPsi-Teses Logo
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Psicologia; BF724; L557a
Resumo

A dissertação de mestrado que se apresenta, pretende estudar como se articulam os processos psíquicos característicos da adolescência, em particular o processo de aquisição da identidade profissional, num mundo de trabalho em transformação. A hipótese implícita era de que, os modelos vigentes assumiam características mais complexas, tendo em vista estarem inseridos numa ordem destradicionalizada, que oferece parâmetros diversos. O trabalho parte do referencial de que, a identidade como um todo, e profissional em particular, se constitui a partir das identificações com modelos adultos oferecidos pela cultura. Foram coletadas quatro amostras de alunos da 3º. série do ensino médio, compostas da seguinte maneira: 20 adolescentes, 10 moças e 10 rapazes de escolas públicas e 20 adolescentes, 10 moças e 10 rapazes de escolas particulares. Foi desenvolvido para fins do presente estudo, uma variação do Procedimento de Desenhos-Estórias proposto por Trinca (1.987), o Procedimento de Desenhos Estórias de Profissionais. Os dados foram tratados com avaliações qualitativas e quantitativas, realizando-se estudos comparativos entre as amostras coletadas. Os resultados das análises nos mostram que a maior parte dos adolescentes realizam escolhas profissionais mais voltadas para ganhos narcísicos, mais pautadas em referenciais externos e menos ao encontro das aspirações e desejos (62,5 por cento). Apesar disso, cabe destacar que 37,5 por cento do total das amostras realizam escolhas profissionais mais autênticas, onde buscam conciliar os aspectos pessoais às limitações impostas pela realidade. Os resultados obtidos distribuem-se da seguinte maneira entre os grupos estudados: 30 por cento rapazes das escolas públicas, 30 por cento das moças das escolas públicas, 30 por cento dos rapazes das escolas particulares e 60 por cento das moças das escolas particulares... (AU)