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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde

Texto completo
Autor(es):
Suzely Adas Saliba Moimaz [1] ; Jeidson Antônio Morais Marques [2] ; Orlando Saliba [3] ; Cléa Adas Saliba Garbin [4] ; Lívia Guimarães Zina [5] ; Nemre Adas Saliba [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Odontologia de Araçatuba
[2] UNESP. Faculdade de Odontologia de Araçatuba
[3] UNESP. Faculdade de Odontologia de Araçatuba
[4] UNESP. Faculdade de Odontologia de Araçatuba
[5] UNESP. Faculdade de Odontologia de Araçatuba
[6] UNESP. Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Physis: Revista de Saúde Coletiva; v. 20, n. 4, p. 1419-1440, 2010-12-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Assunto(s):Serviços de saúde   Programa Saúde da Família   Avaliação em saúde   Satisfação do consumidor
Resumo

A avaliação do grau de satisfação dos usuários do sistema de saúde é um importante indicador a ser considerado no planejamento das ações. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de usuários dos serviços de saúde pública municipal quanto aos serviços utilizados. Este estudo tipo inquérito foi conduzido em cinco municípios do Estado de São Paulo. A amostra foi selecionada de forma estratificada e aleatória, sendo entrevistados 471 chefes de família ou respectivos cônjuges. Os dados qualitativos foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo, e os dados quantitativos foram processados utilizando-se o software estatístico Epi Info. Dentre os usuários dos cinco municípios, 93,0% utilizam o serviço municipal de saúde. Para 72,0%, os serviços de saúde prestados estão resolvendo os problemas e necessidades da população. Com base no acesso ao atendimento, 57,6% da população queixaram-se da presença de filas para o atendimento. Mais da metade (69,5%) afirmou ter confiança na equipe de saúde; no entanto, muitos relatos demonstraram a carência de um atendimento humanizado. Em relação aos serviços de saúde, 61,7% classificaram-os como ótimo ou bom. Conclui-se que a maior parte dos usuários mostrou-se satisfeita com os serviços de saúde municipais, apesar da grande quantidade de queixas quanto ao atendimento, falta de humanização e acolhimento, deficiência de recursos físicos e materiais. A percepção do usuário é de extrema importância ao se dimensionar o reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas no setor saúde, e serve como vetor de direcionamento e planejamento do serviço. (AU)

Processo FAPESP: 03/07175-9 - Saúde bucal da população rural: desenvolvimento de metodologia para implementação da atenção odontológica no Programa de Saúde da Família
Beneficiário:Nemre Adas Saliba
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas