Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Produção de tomate em função da "vibração" das plantas

Texto completo
Autor(es):
Andréa Reiko Oliveira Higuti [1] ; Amanda Regina Godoy [2] ; Ariane da Cunha Salata [3] ; Antonio Ismael Inácio Cardoso [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bragantia; v. 69, n. 1, p. 87-92, 2010-00-00.
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia
Assunto(s):Cultivo protegido   Polinização   Plantas   Lycopersicon esculentum   Tomate   Produtividade
Resumo

Realizou-se um experimento com o objetivo de avaliar a produção de frutos de diferentes híbridos de tomateiro em função da "vibração" das plantas. Foram avaliados cinco híbridos (AF-8651, Débora Pto, Jennifer, Miramar e Platinum) e dois tratamentos de "vibração" (1- com "vibração" das plantas; 2- sem "vibração" das plantas). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com parcelas subdivididas com quatro repetições, cujas parcelas foram constituídas pela "vibração" ou não "vibração" das plantas e as subparcelas pelos híbridos. O estímulo vibratório das plantas foi realizado individual e manualmente a partir do início do florescimento. Para isto, as plantas eram "vibradas", uma a uma, balançando-se o arame onde se prendia o tutor (taquara de bambu) com a mão por cerca de 5 segundos, duas vezes por dia. Foram avaliados número e massa de sementes por fruto, número e massa total de frutos por planta, número e massa de frutos comerciais por planta, massa média de frutos total e comercial por fruto, porcentagem de fixação de frutos e porcentagem de frutos comerciais em relação ao total. A "vibração" das plantas de tomateiro favoreceu a liberação de grãos de pólen, e, portanto maior fixação de frutos e maior número de sementes por fruto as quais proporcionaram maior produção de frutos, com maior porcentagem de frutos comerciais nos diferentes híbridos. (AU)

Processo FAPESP: 06/54404-1 - Produção de tomate com vibração das plantas
Beneficiário:Antônio Ismael Inácio Cardoso
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular