Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Eficácia de um evidenciador de biofilme e de três escovas no controle da higiene de próteses totais

Texto completo
Autor(es):
Cláudia Helena Lovato da Silva [1] ; Helena de Freitas Oliveira Paranhos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. Ribeirão Preto Dental School. Department of Dental Materials and Prosthodontics - Brasil
[2] University of São Paulo. Ribeirão Preto Dental School. Department of Dental Materials and Prosthodontics - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Journal of Applied Oral Science; v. 14, n. 6, p. 454-459, 2006-12-00.
Resumo

Este trabalho avaliou três escovas e um evidenciador de biofilme na higiene de próteses totais. Vinte e sete usuários de próteses totais superiores foram distribuídos em três grupos que receberam diferentes escovas: Oral B40 para dentes naturais (Oral B); Denture para dentadura (Condor) e Johnson & Johnson para dentadura (Johnson & Johnson). O período experimental de 60 dias foi dividido em 2 Técnicas: I - utilização das escovas associadas a um dentifrício (Dentu-Creme, Dentco) três vezes ao dia; II - escovação e aplicação diária do evidenciador Vermelho neutro a 1% na superfície interna da prótese total. A quantificação do biofilme foi realizada semanalmente e as áreas com biofilme corado foram medidas com o auxílio do software Image Tool 2.02. A remoção do biofilme foi mais efetiva durante a Técnica II (teste de Wilcoxon: p=0.01) nos três grupos. Comparando as escovas, na Técnica I o teste de Kruskal Wallis indicou diferença significante (p=0.05) entre Denture X Johnson & Johnson e Denture X OralB 40, sendo a Denture a mais eficaz. Na Técnica II, as escovas não apresentaram diferença estatisticamente significante (p>0,05). A aplicação do evidenciador promoveu maior eficácia na remoção do biofilme, independentemente da escova utilizada. Na comparação das escovas na Técnica I, a escova Denture foi a mais eficiente. (AU)

Processo FAPESP: 00/05088-3 - Avaliação da higienização de próteses totais: uso de três escovas diferentes associadas ou não com uso caseiro de evidenciador de biofilme de dentadura
Beneficiário:Cláudia Helena Lovato da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado