Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito do manejo da entrelinha da seringueira sobre as propriedades químicas do solo, o estado nutricional e o crescimento

Texto completo
Autor(es):
Maria Aparecida Pessôa da Cruz Centurion [1] ; José Frederico Centurion [2] ; Cassiano Garcia Roque [3] ; Renato de Mello Prado [4] ; William Natale [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Produção Vegetal
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
[3] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[4] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
[5] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Árvore; v. 29, n. 2, p. 185-193, 2005-04-00.
Resumo

O trabalho teve por objetivo analisar a influência do manejo do solo da entrelinha da cultura da seringueira (Hevea brasiliensis) sobre as propriedades químicas do solo, o teor de nutrientes e o crescimento da seringueira. Para isso, implantou-se a seringueira (clones PB 235 e RRIM 701) em Latossolo Vermelho-Escuro, em 1992, no Município de Jaboticabal, SP. Os tratamentos consistiram do manejo da entrelinha com: grade, roçadeira e cultura de cobertura utilizando uma leguminosa kudzu tropical (Pueraria phaseoloides). Após oito anos, foram analisadas algumas propriedades químicas do solo (pH, M.O., H+Al, Ca+2, Mg+2, K+ e P) na entrelinha da cultura, bem como o teor de macro e micronutrientes e o crescimento da cultura em circunferência à altura do peito. Os diferentes manejos da entrelinha da cultura da seringueira afetaram todos os atributos químicos do solo da camada superficial (0-20 cm de profundidade) analisados. O manejo da entrelinha da seringueira com roçadeira mostrou-se importante no sistema solo-planta. A influência do manejo da entrelinha da seringueira na sua nutrição depende do clone utilizado no sistema de produção. (AU)

Processo FAPESP: 97/07140-8 - Avaliacao das propriedades fisicas e quimicas na entrelinha da seringueira submetida a diferentes manejos.
Beneficiário:José Frederico Centurion
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular