Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito do hipoclorito de sódio na resistência de união de um sistema adesivo na dentina superficial e profunda

Texto completo
Autor(es):
Ninoshka Uceda-Gómez [1] ; Alessandra Reis [2] ; Marcela Rocha de Oliveira Carrilho [3] ; Alessandro Dourado Loguercio [4] ; Leonardo Eloy Rodriguez Filho [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School of Dentistry. Department of Operative Dentistry
[2] University of Oeste de Santa Catarina. Department of Dental Materials and Operative Dentistry
[3] University of Campinas. Department of Dental Materials
[4] University of Oeste de Santa Catarina. Department of Dental Materials and Operative Dentistry
[5] University of São Paulo. School of Dentistry. Department of Dental Materials
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Journal of Applied Oral Science; v. 11, n. 3, p. 223-228, 2003-09-00.
Resumo

O objetivo foi avaliar a resistência de união (RU) de dentina superficial (SU) e profunda (P), obtida por acesso apical (PA) ou oclusal (PO), ao adesivo One-Step com (H) ou sem aplicação de hipoclorito de sódio a 10% (C) após o condicionamento ácido. Para os 6 grupos foram utilizados seis molares hígidos. Nos grupos SUC, PAC e POC, o adesivo e a resina Z100 foram aplicados. Nos grupos SUH, PAH e POH, após condicionamento, aplicou-se H por 60s, adesivo e Z100. Os dentes foram fatiados em cortes paralelos e perpendiculares para a obtenção de cp de 0,8mm² e testados sob tração (0,6mm/min). Os valores de RU foram submetidos a ANOVA de dois fatores. Não se detectou diferença para a interação (p=0,209), porém os fatores principais foram diferentes (p<0.05). Os resultados do tratamento C para os diferentes substratos foram: SU (35,4 ± 12,3), PO (26,5 ± 8,5), PA (26,1 ± 10,2) e para o tratamento H foram: SU (28,82 ± 12,7), PO (24,3 ± 8,3) e PA (23,5 ± 8,5). Os valores de RU em dentina SU foram estatisticamente superiores do que na dentina profunda (p<0,05), não foi observado diferença estatística nas duas vias de acesso para dentina profunda (SU>PO=PA). Os valores de RU com o tratamento C foram superiores aos obtidos quando utilizou-se o H. Conclui-se que: 1) os valores de RU foram maiores em dentina SU; 2) não houve diferença entre os dois substratos de dentina profunda; 3) aplicação do hipoclorito de sódio após o condicionamento diminuiu a RU. (AU)

Processo FAPESP: 00/07310-5 - Avaliacao da resistencia de uniao entre um sistema adesivo de frasco unico e substratos dentinarios submetidos a dois tipos de tratamento de superficie.
Beneficiário:Ninoshka Uceda Gomez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica