Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cinética do fósforo em tecidos de suínos alimentados com dietas contendo enzima fitase

Texto completo
Autor(es):
J.A. Moreira [1] ; D.M.S.S. Vitti [2] ; J.B. Lopes [3] ; M.A. Trindade Neto [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura
[2] Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura
[3] Universidade Federal do Piauí
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 56, n. 1, p. 74-80, 2004-02-00.
Resumo

O experimento foi desenvolvido para avaliar a cinética do P em tecidos de suínos em crescimento, alimentados com rações contendo P orgânico e vários níveis de fitase, com o uso do 32P como indicador. Foram usados 12 animais mestiços, machos castrados, com peso médio de 31,68± 1,62kg, distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso, em esquema de parcela subdividida, contendo quatro tratamentos (253, 759, 1265 e 1748 UF (unidade de fitase) /kg) e três repetições. Os tratamentos foram constituídos de níveis de inclusão da enzima fitase nas dietas associados aos tecidos dos ossos, fígado, coração, rins e músculos. Os leitões foram mantidos em gaiolas metabólicas por um período de dez dias de adaptação e sete dias de coletas de sangue. No primeiro dia de coleta, foram injetados em cada animal, por via endovenosa, 7,4 MBq de 32P, como indicador. No final do período experimental os animais foram sacrificados e amostras dos tecidos coletadas. Os níveis da enzima fitase não interferiram na retenção de 32P nos tecidos e nas trocas plasmáticas dos mesmos. A ação da enzima fitase ocorreu, principalmente, na concentração de P nos rins, sendo sua atuação mais efetiva nos níveis entre 253 e 759 UF/kg de ração; o maior intercâmbio do fósforo em suínos alimentados com dietas contendo diferentes níveis de fitase ocorreu entre os rins e o plasma. (AU)

Processo FAPESP: 98/05562-5 - Estudos dos efeitos da enzima fitase, em racoes com 17,5% de farelo de arroz desengordurado, para suinos na fase de crescimento.
Beneficiário:José Aparecido Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado