Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Identificação de áreas para recomposição florestal com base em princípios de ecologia de paisagem

Texto completo
Autor(es):
Sílvio Frosini de Barros Ferraz ; Carlos Alberto Vettorazzi
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Árvore; v. 27, n. 4, p. 575-583, Ago. 2003.
Resumo

O manejo de áreas florestais com base em princípios de ecologia da paisagem é uma tendência do setor florestal, que tem como proposta o gerenciamento integrado dos aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade produtiva, envolvendo decisões complexas que podem ser auxiliadas pelas técnicas de geoprocessamento. No presente trabalho objetivou-se o desenvolvimento de uma metodologia para aplicação dos conceitos de ecologia de paisagem no planejamento do uso da terra em áreas de reflorestamento, por meio da utilização de um sistema de informações geográficas. Para tal, utilizou-se como área de estudo uma fazenda de reflorestamento da International Paper do Brasil, tendo sido estabelecidos cinco critérios para determinação de áreas para recomposição: fertilidade dos solos, mata nativa existente, corpos d'água, declividade e suscetibilidade à erosão. Esses fatores foram analisados, empregando-se os recursos de decisão multicritérios, em ambiente SIG. Como resultado foi obtido um mapa com áreas adequadas à recomposição florestal, segundo os critérios adotados. Com este mapa realizou-se uma simulação, alocando uma nova área de floresta nativa, e o resultado foi avaliado em nível de paisagem por meio de índices apropriados. (AU)

Processo FAPESP: 01/14172-0 - Variação temporal na estrutura da paisagem e sua influência na qualidade da água, função do desmatamento na região central do estado de Rondônia
Beneficiário:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto