Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da descompactação profunda de solo na produção da cultura da batata

Texto completo
Autor(es):
Carlos Francisco Ragassi [1] ; José Laércio Favarin [2] ; Fábio Akio Shiraishi [3] ; Antônio Williams Moita [4] ; Henry Sako [5] ; Paulo César T de Melo [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Embrapa Hortaliças
[2] USP. ESALQ. Depto Prod. Vegetal
[3] USP. ESALQ. Depto Ciência do Solo
[4] Embrapa Hortaliças
[5] USP. ESALQ. Depto Prod. Vegetal
[6] USP. ESALQ. Depto Prod. Vegetal
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horticultura Brasileira; v. 27, n. 4, p. 484-489, 2009-12-00.
Resumo

O preparo de solo para batata no Brasil é geralmente realizado com o emprego de grade aradora (preparo raso), máquina cujo uso frequente estabelece uma zona compactada abaixo de 20 cm. Em tese, a descompactação profunda pode aumentar a produtividade e reduzir a incidência de doenças no tubérculo e esses efeitos podem variar com a espécie de gramínea cultivada anteriormente à cultura da batata. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a descompactação profunda associada ao cultivo de Panicum maximum cv. Tanzânia, Brachiaria brizantha cv. Marandu e milho (Zea mays) híbrido 'Dekalb 191' e, como testemunha, o preparo raso associado ao cultivo do mesmo híbrido de milho. O experimento foi conduzido em Piracicaba-SP, de dezembro de 2006 a outubro de 2008 no delineamento de blocos completos casualizados. A resistência à penetração no centro do canteiro, avaliada por meio de penetrômetro de impacto, foi inferior a 1,5 MPa até 40 cm de profundidade em todos os tratamentos e, na camada de 40 a 60 cm, esse valor no preparo raso (2,4 MPa) foi significativamente superior aos dos demais tratamentos, cujos valores variaram de 0,9 a 1,0 MPa. A produtividade de tubérculos no preparo raso foi de 28,3 t ha-1 e diferiu estatisticamente do maior valor obtido com a descompactação profunda (32,9 t ha-1). A proporção de tubérculos com diâmetro inferior a 4 cm foi superior no preparo raso (5,1%) em comparação ao preparo vertical com milho (2,9%) e B. brizantha (2,2%). A ocorrência de pragas, doenças e lenticelose (Diabrotica speciosa, 31,0% a 49,7%; Streptomyces scabies, 3,3% a 6,3%; Helminthosporium solani, 60,3% a 69%; Rhizoctonia solani, 1,3% a 4,3%; lenticelose, 6,0% a 15,7%), não foi afetada pelos tratamentos. A descompactação profunda reduziu a resistência à penetração do solo e proporcionou maior produtividade com menor ocorrência de tubérculos pequenos, mas não influenciou a ocorrência de pragas, doenças e lenticelose. (AU)

Processo FAPESP: 07/05562-6 - Sucessão de culturas para recuperação de atributos físicos, químicos e biológicos do solo na cultura da batata (Solanum tuberosum L.)
Beneficiário:Carlos Francisco Ragassi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado