Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Modelo matemático determinístico para previsão da macroestrutura bruta de solidificação

Texto completo
Autor(es):
Davi Teves Aguiar [1] ; Marcelo de Aquino Martorano [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
[2] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rem: Revista Escola de Minas; v. 61, n. 4, p. 485-490, 2008-12-00.
Resumo

Um modelo multifásico determinístico foi implementado para simular a solidificação unidirecional com o objetivo de prever a estrutura de grãos bruta de solidificação. O modelo consiste nas equações macroscópicas de conservação da energia, massa e espécies químicas, acopladas a leis de crescimento dendrítico. Foi adotado um modelo de nucleação dos grãos equiaxiais baseado em uma distribuição Gaussiana de super-resfriamentos. Em determinadas condições de nucleação, ocorrem oscilações nas curvas de resfriamento que impossibilitam a correta previsão do tamanho de grão médio ao longo da estrutura. Diversas simulações foram realizadas fora dessas condições, possibilitando uma análise do efeito do coeficiente de transferência de calor no tamanho de grão médio e na posição da transição colunar-equiaxial. (AU)

Processo FAPESP: 03/08576-7 - Modelagem matemática da solidificação de ligas binárias sob efeito de convecção natural no líquido e movimentação da fase sólida
Beneficiário:Marcelo de Aquino Martorano
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores