Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Biologia reprodutiva de populações de Ocimum selloi Benth

Texto completo
Autor(es):
R. Facanali ; M.M.S. Campos [2] ; O. Pocius [3] ; L.C. Ming [4] ; M.D. Soares-Scott [5] ; M.O.M. Marques [6]
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Plantas Medicinais; v. 11, n. 2, p. 141-146, 2009-00-00.
Resumo

Entre as plantas nativas de uso medicinal no Brasil, encontra-se Ocimum selloi Benth., planta anual herbácea da família Lamiaceae que ocorre nas regiões Sudeste e Sul do país. Este trabalho avaliou os aspectos da biologia floral (estrutura floral, floração e frutificação) e mecanismos reprodutivos de Ocimum selloi em quatro populações oriundas das regiões de Piquete e Apiaí, Estado de São Paulo, Camanducaia, Estado de Minas Gerais, e Colombo, Estado do Paraná. O período de antese teve início às 11 horas e término às 15 horas, com o clímax de floração às 13 horas, sendo a temperatura pouco importante neste processo. A viabilidade do pólen foi alta nas quatro populações. A espécie é autocompatível, formando frutos e sementes tanto em polinização livre quanto em autopolinização espontânea, o que mostra uma grande versatilidade reprodutiva da espécie, garantindo a variabilidade genética. A germinação das sementes também foi alta nas quatro populações. (AU)

Processo FAPESP: 02/14005-0 - Caracterizacao molecular e da composicao quimica dos oleos essenciais de populacoes de ocimum selloi benth.
Beneficiário:Marcia Ortiz Mayo Marques
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular