Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso de tratamento hidrotérmico e ácido clorídrico na qualidade de lichia 'Bengal'

Texto completo
Autor(es):
Ellen Toews Doll Hojo ; José Fernando Durigan [2] ; Ronaldo Hissayuki Hojo ; Juliana Rodrigues Donadon ; Ramilo Nogueira Martins
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 33, n. 2, p. 386-393, 2011-06-03.
Resumo

Um dos maiores problemas na pós-colheita da lichia é o escurecimento do pericarpo, cuja cor vermelha se torna totalmente escurecida em 48 horas, sob 25 ºC. Tecnologias que possam controlar o escurecimento do pericarpo são valiosas, e é o foco principal da pesquisa na área de pós-colheita. O objetivo deste trabalho foi avaliar a vida útil de lichias 'Bengal', armazenadas a 20 ºC e 82 %UR após o tratamento hidrotérmico e/ou imersão em solução de HCl. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 7, com 3 repetições, onde o primeiro fator correspondeu aos tratamentos: testemunha; imersão em HCl a 1%, por 6 minutos; tratamento hidrotérmico, com imersão em água a 52 ºC por 1 minuto, seguido de resfriamento em água a 10 ºC, por 6 minutos; e tratamento hidrotérmico, seguido de resfriamento em HCl a 1%, a 10 ºC, por 6 minutos. O segundo fator foram os períodos de armazenamento: 0; 1; 2; 3;6; 9 e 12 dias. A combinação entre tratamento hidrotérmico (52 ºC por 1 minuto) e resfriamento em HCl a 1% permite conservar a coloração das lichias 'Bengal' por até dois dias. Mesmo assim há escurecimento em 25% da superfície. (AU)

Processo FAPESP: 07/57351-9 - Controle e modificacao da atmosfera, tratamento hidrotermico e uso de acido cloridrico na manutencao da qualidade de lichia "bengal".
Beneficiário:Ellen Toews Doll Hojo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado