Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Atraso de agendamento em casos suspeitos de câncer bucal

Texto completo
Autor(es):
Luciana Meneses Souza [1] ; Edgard Michel-Crosato [2] ; Maria Gabriela Haye Biazevic [3] ; José Leopoldo Ferreira Antunes [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Epidemiologia; v. 14, n. 4, p. 642-650, 2011-12-00.
Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o atraso de agendamento de pacientes com suspeita de câncer bucal aos exames odontológicos na cidade de São Paulo. Realizou-se estudo transversal, em que conversações telefônicas simularam situações clínicas, representando dois tipos de pacientes-padrão: um com sintomas sugestivos de câncer bucal e outro com necessidade de prótese. O atraso do agendamento foi avaliado pelo tempo de agendamento para a consulta e, no caso de estabelecimentos públicos, pelo tipo de agendamento (rotina ou urgência). Utilizou-se regressão binomial negativa (95% de nível de significância). Participaram do estudo 575 estabelecimentos públicos e privados. O tempo médio, em dias, para o agendamento no grupo câncer foi de 2,88 e no grupo prótese, 4,34 (p = 0,01). O tempo médio de agendamento foi menor nos consultórios particulares 2,59 que nos conveniados 2,74 (p = 0,01); quando realizado pelo dentista foi menor do que pelos auxiliares, 2,45 versus 4,21 (p = 0,01). No serviço público, 69% dos pacientes do grupo câncer foram encaminhados ao serviço de urgência. Os serviços de atendimento odontológico foram acessíveis com relação ao agendamento para exame clínico dos pacientes com suspeita de câncer de boca. (AU)

Processo FAPESP: 06/07079-8 - Diagnóstico e prognóstico do câncer bucal: acessibilidade ao exame clínico odontológico
Beneficiário:Luciana Meneses Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica