Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Características celulares e bioquímicas do líquido peritoneal de equinos submetidos à obstrução experimental do duodeno, íleo e cólon maior

Texto completo
Autor(es):
P.A. Di Filippo [1] ; A.E. Santana [2] ; A.F.S. Nogueira [3] ; L.A. Anai [4] ; E. Campos Filho [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[3] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[4] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[5] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 61, n. 6, p. 1281-1289, 2009-12-00.
Resumo

Estudaram-se as características macroscópicas, bioquímicas e citológicas do líquido peritoneal de equinos submetidos a um modelo experimental de obstrução intestinal em 24 animais, distribuídos em grupos: de controle instrumentado (GI), de obstrução do duodeno (GII), de obstrução do íleo (GIII) e de obstrução do cólon maior (GIV). As amostras de líquido peritoneal foram colhidas antes da cirurgia (T0), durante as obstruções (T60i-T180i) e após as desobstruções (T60ri-T7º ). Durante o período obstrutivo, não foram observadas alterações significativas nos parâmetros bioquímicos e citológicos avaliados no líquido peritoneal dos animais. Após as desobstruções, apenas os animais de GII e GIII apresentaram resposta inflamatória mais intensa, caracterizada por maior contagem global e diferencial de leucócitos e dos valores de proteína total, fibrinogênio, lactato e fósforo inorgânico. As alterações laboratoriais não foram associadas a sinais clínicos indicativos da presença de processo inflamatório abdominal, demonstrando que os resultados da análise do líquido peritoneal, apesar de auxiliarem no acompanhamento da evolução do processo de cura, não devem ser utilizados isoladamente na elaboração do diagnóstico e do prognóstico de complicações no pós-operatório de equinos com cólica. (AU)

Processo FAPESP: 06/55377-8 - Obstrução intestinal em equinos: parâmetros clínicos e laboratoriais
Beneficiário:Áureo Evangelista Santana
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 05/58712-0 - Obstrucao intestinal em equinos: parametros clinicos e laboratoriais.
Beneficiário:Paula Alessandra di Filippo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado