Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Teores endógenos de auxina e citocininas associados à formação de eixos caulinares em folhas de abacaxizeiro cultivadas in vitro

Texto completo
Autor(es):
Helenice Mercier [1] ; Beatriz Maia Souza [2] ; Jane Elizabeth Kraus [3] ; Regina Mayumi Hamasaki [4] ; Bruno Sotta
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Botânica - Brasil
[2] Université Pierre-et-Marie-Currie. Laboratoire de Physiologie du Developpement des Plantes - França
[3] Université Pierre-et-Marie-Currie. Laboratoire de Physiologie du Developpement des Plantes - França
[4] Université Pierre-et-Marie-Currie. Laboratoire de Physiologie du Developpement des Plantes - França
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Plant Physiology; v. 15, n. 2, p. 107-112, 2003-08-00.
Resumo

A cultura in vitro de folhas de abacaxizeiro em meio de indução de eixos caulinares (SIM) resulta na formação de protuberâncias e, posteriormente, no desenvolvimento de eixos caulinares e de plantas. Os teores endógenos de ácido idolilacético (AIA) e de cinco citocininas, N6 (2-isopenteniladenina (iP), N6 (2-isopenteniladenosina (iPR), zeatina (Z), zeatina ribosídica (ZR) e N6-benziladenina (BA), presentes na porção basal dessas folhas, foram correlacionados à resposta organogenética que ocorre durante o período de 15 dias de cultivo. Uma intensa redução do balanço endógeno entre auxina/citocininas ocorreu no 3º dia de cultivo, em função, principalmente, de grande incremento no conteúdo de iP. Sugere-se que a concentração endógena de iP tenha desencadeado a sinalização indutora da resposta organogenética das bases foliares do abacaxizeiro. O aumento no teor de iP depende da presença conjunta de BA e do ácido naftalenoacético (ANA) no meio de cultura, indicando que a produção endógena de iP é regulada em resposta à absorção desses reguladores de crescimento. (AU)

Processo FAPESP: 99/02660-9 - Interacoes dos hormonios vegetais endogenos em certos processos fisiologicos e organogeneticos em bromelias.
Beneficiário:Helenice Mercier
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular