site da FAPESP
URL curto
Refinar resultados
Área do conhecimento
Auxílios à Pesquisa
Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
Instituição
Situação

Pró-Ciências (Programa vigente de 1996 a 2000)

Apoio FAPESP em números
123Auxílios à pesquisa concluídos 
*Quantidades atualizadas em 22/04/2017

A modalidade Pró-Ciências teve como objetivo principal a melhoria do ensino médio nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia, para aperfeiçoamento de professores em serviço, em interação com a universidade e instituições de pesquisa. Os projetos foram desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Principal, vinculado a instituições superiores de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção foi feita por meio de análise pelos pares.

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Curso de introdução à pesquisa: fundamentos da ciência, AP.PROCIEN

    Resumo

    Trata-se de um curso de aperfeiçoamento para professores de física, química, biologia e matemática das escolas da rede pública estadual de ensino médio de São José dos Campos, dentro do Programa Pró-Ciências. O curso, de 120 hs/aula, oferecido pelo Setor de Treinamento do INPE em colaboração com a Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino da cidade, foi estruturado a fim de oferecer a ...

  • O ensino de uma nova física, AP.PROCIEN

    Resumo

    O projeto tem por principio inserir a educação no seu tempo, resgatando para domínio público o que lhe é de direito; uma melhor compreensão da linguagem contemporânea. Para este fim elaboramos este plano de capacitação docente com duração de um ano para 30 professores da rede publica de ensino. Estes professores, além de um processo minucioso de abordagem de conteúdo desenvolverão proj...

  • Matemática com ênfase em aplicações, AP.PROCIEN

    Resumo

    Preparar e predispor os professores de Matemática da rede pública a transmitir os conceitos da matemática discreta (matemática financeira, combinatória, probabilidade e estatística) aos alunos de modo que os mesmos passem a ver a matemática não apenas como um sistema abstrato de idéias ou um jogo com regras muito complicadas, mas como uma coleção de objetos que podem ser usados como mo...

Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Linha de fomento

Auxílios: Acumulado dos anos

Selecione o ano

Mostrar os anos em sequência

Série histórica -
Mostrar processos vinculados