Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégia reprodutiva e influência de diferentes graus de eutrofização na história de vida de Scolelepis squamata e Laeonereis acuta (Annelida: Polychaeta)

Processo: 01/13353-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Beneficiário:Fábio Sá Mac Cord
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/07090-3 - Biodiversidade marinha bêntica no Estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Eutrofização   Matéria orgânica   Reprodução animal   Laeonereis acuta   Scolelepis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Especies Oportunistas | Eutrofizacao | Laeronereis Acuta | Polychata | Reproducao | Scolelepis Squamata

Resumo

O enriquecimento ambiental com matéria orgânica é a fonte mais universal de distúrbios de comunidades marinhas, resultando na diminuição da diversidade local. As espécies oportunistas, encontradas neste tipo de ambiente, se caracterizam pelas altas densidades populacionais e taxas reprodutivas; alta taxa de mortalidade; um curto período de maturação e reprodução contínua com desenvolvimento direto. Os objetivos deste trabalho consistem em estudar o ciclo reprodutivo, a fecundidade e o tamanho dos indivíduos na primeira maturação, de Laeonereis acuta (Treadwell, 1923) e de morfotipos discrepantes de Scolelepis squamata (Muller, 1806), os quais estão entre os poliquetas mais abundantes das praias do litoral norte de São Paulo (Enseada de Caraguatatuba e Canal de São Sebastião). Pretende-se, também, verificar a quantidade de energia destinada à reprodução e associar os dados obtidos aos fatores abióticos do ambiente natural. Em laboratório pretende-se simular diferentes graus de eutrofização ambiental e de tipos de substratos e, assim, verificar a influência destes em relação aos aspectos acima mencionados. O conhecimento do ciclo reprodutivo poderá esclarecer problemas taxonômicos que surgiram recentemente em tomo de Scolelepis squamata. As respostas sobre a tolerância destes poliquetas ao enriquecimento orgânico deverão auxiliar na utilização dos mesmos como espécies indicadoras, facilitando na caracterização das condições das praias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACCORD‚ F.S.; AMARAL‚ A.C.Z.. The reproductive cycle of Scolelepis goodbodyi (Polychaeta‚ Spionidae). Marine Biology, v. 151, n. 3, p. 1009-1020, . (01/13353-1)
MACCORD, FÁBIO SÁ; AMARAL, A. CECÍLIA Z.. Morphometric analyses of two species of Scolelepis (Polychaeta: Spionidae). Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 85, n. 4, p. 829-834, . (01/13353-1)