Busca avançada
Ano de início
Entree

Definição de áreas prioritárias para conservação e preservação florestal, por meio da abordagem multi-critérios/único objetivo em ambiente SIG

Processo: 02/03026-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vettorazzi
Beneficiário:Roberta Averna Valente B Tolini
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Conservação dos recursos naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Conservacao Florestal | Geoprocessamento | Preservacao Florestal

Resumo

O projeto tem por objetivo principal definir áreas prioritárias para a conservação e preservação florestal na Bacia do Rio Corumbataí, tendo em vista a um incremento da biodiversidade regional, utilizando a abordagem multi-critérios/único objetivo, em um SIG. A abordagem multi-critérios tem por base critérios, que são tanto fatores como restrições. A princípio os fatores considerados importantes são: proximidade à cobertura florestal; proximidade entre fragmentos de floresta com maior área nuclear; distância aos centros urbanos; distância à malha viária; e erodibilidade do solo. Os fatores receberão pesos de acordo com a importância que têm no processo de tomada de decisão com a Técnica Participatória. O mapa com as áreas prioritárias será gerado por meio de uma combinação linear ponderada entre fatores e, em seguida reclassificado de modo a apresentar apenas cinco classes de prioridade (muito baixa, baixa, média, alta e muito alta) para a conservação e preservação florestal. Para avaliar a influência e a importância dos fatores e pesos, no padrão de distribuição espacial da prioridade avaliada, será realizada uma análise de sensibilidade, por programação linear. O mapa final terá sua exatidão verificada, no próprio SIG, por critérios estatísticos e pelo índice Kappa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AVERNA VALENTE, ROBERTA DE OLIVEIRA; VETTORAZZI, CARLOS ALBERTO. Definition of priority areas for forest conservation through the ordered weighted averaging method. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 256, n. 6, p. 1408-1417, . (02/03026-6)