Busca avançada
Ano de início
Entree

Propagação e localização de ondas e partículas em meios desordenados

Processo: 05/02408-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Alexandre Souto Martinez
Beneficiário:Alexandre Souto Martinez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte  Espalhamento  Sistemas complexos  Campo eletromagnético 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caminhadas Aleatorias | Caminhadas Deterministas | Fenomenos De Transporte | Localizacao | Meios Desordenados | Sistemas Complexos | Física Estatística e Física Computacional

Resumo

Modelos para a propagação de ondas em meios turvos têm origem na teoria cinética dos gases. A modelagem deste sistema se dá pela interação de ondas quânticas ou clássicas com um meio que não apresenta invariância por translação. A natureza desordenada do meio faz com que as interferências não-triviais entre as ondas possam ser desprezadas nos processos de média configuracional e a propagação de ondas é descrita pelas teorias clássicas de transporte. Se os espalhamentos das ondas pelas imperfeições do meio forem elásticas, se estas imperfeições forem locais e densas, as interferências de ondas devem imperativamente ser consideradas o que produz a redução da difusividade, transição entre propagação e localização de Anderson que tem como exemplo a transição metal-isolante de Mott. No espaço transformado de Fourier, este problema é descrito em termos de partículas. Neste caso a localização é expressa pelos caminhos fechados formado pelas colisões das partículas com as imperfeições do meio. Aqui são abordados os aspectos: determinista (que tende aprisionar partículas) e estocástico (que tende deslocalizar as partículas) em meios desordenados. Têm-se vários objetivos: a) melhor compreender as distribuições de probabilidades relevantes deste problema, b) entender a transição entre estes dois regimes (transição localização/propagação), c) comprovar a nossa conjectura de que é na transição entre os regimes mencionados que se tem o melhor compromisso entre as vantagens da exploração e os gastos com as trajetórias e d) tentar estabelecer analogias mais formais com o problema de localização de Anderson... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO ALVES PEREIRA. Exhaustive exploration of Prisoner's Dilemma Parameter space in one-dimensional cellular automata. Brazilian Journal of Physics, v. 38, n. 1, p. 65-69, . (05/02408-0, 06/60333-0)
CÉSAR AUGUSTO SANGALETTI TERÇARIOL; ALEXANDRE SOUTO MARTINEZ. An efficient algorithm to generate random uncorrelated Euclidean distances: the random link model. Brazilian Journal of Physics, v. 36, p. 232-236, . (05/02408-0)