Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de assembeias mineralógicas de alteração hidrotermal relacionadas a pegmatitos da Província Borborema por espectroscopia de reflectância, sensoriamento remoto e geofísica

Processo: 05/05138-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alvaro Penteado Crósta
Beneficiário:Alvaro Penteado Crósta
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pegmatitos  Sensoriamento remoto  Espectroscopia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteracao Hidrotermal | Espectroscopia De Reflexao | Gamaespectrometria | Pegmatitos | Provincia Borborema | Sensoriamento Remoto | Sensoriamento remoto geológico

Resumo

As características fisiográficas e fito-fisionômicas vigentes na região nordeste do Brasil colocam-na como uma área favorável ao desenvolvimento de aplicações de sensoriamento remoto multi- e hiper-espectral em exploração mineral. Analisando-se áreas com potencial metalogenético nos terrenos cristalinos dessa região do país, destaca-se a Província Pegmatítica da Borborema Seridó - PPBS, abrangendo um grande número de corpos pegmatíticos (>1.500) e estendendo-se pelos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. O presente projeto é voltado ao estudo dos pegmatitos da PPBS, por meio da caracterização litológico/mineralógico da alteração hidrotermal relacionada a pegmatitos produtores de caulim e estanho, localizados na porção sul da PPBS. A PPBS é uma das mais importantes e extensas províncias pegmatíticas do país e a caracterização proposta será feita por meio da análise espacial integrada de dados de sensoriamento remoto orbital, de espectroscopia de reflectância em campo e de gamaespectrometria terrestre. O objetivo é caracterizar a composição mineralógica e litológica de alguns corpos pegmatíticos produtores de caulim e estanho da PPBS e de suas rochas encaixantes. Para tanto, serão utilizadas técnicas diretas (por meio de coletas de dados em campo) e indiretas (sensoriamento remoto), no sentido de estabelecer critérios geológicos e exploratórios que possam ser utilizados para a prospecção desse tipo de mineralização, tanto na PPBS como em outras províncias pegmatíticas semelhantes. Com esse projeto espera-se avançar no conhecimento dos processos de alteração hidrotermal de pegmatitos mineralizados, além de avaliar o potencial e a limitação dos dados, métodos e instrumental analítico e de processamento a ser empregado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEBASTIÃO MILTON P. DA SILVA; ÁLVARO P. CRÓSTA; FRANCISCO J.F. FERREIRA; HARTMUT BEURLEN; ADALENE M. SILVA; MARCELO R.R. DA SILVA. Identificação gamaespectrométrica de placeres rutilo-monazíticos neoproterozóicos no sul da Faixa Seridó, nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Geofísica, v. 28, n. 1, p. 61-77, . (05/05138-4)
SEBASTIÃO MILTON PINHEIRO DA SILVA; ALVARO PENTEADO CRÓSTA; FRANCISCO JOSÉ FONSECA FERREIRA; HARTMUT BEURLEN; ADALENE MOREIRA SILVA; LUIZ FERNANDO DOS SANTOS. Espectrometria de raios gama de granitos pegmatíticos da Província Pegmatítica da Borborema (PPB), nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Geofísica, v. 28, n. 4, p. 673-690, . (05/05138-4)