Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotípica de camundongos Knock-out e Knock-in do gene Per3 em diferentes fotoperíodos

Processo: 07/05037-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Mario Pedrazzoli Neto
Beneficiário:Danyella Silva Pereira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Latitude   Fotoperíodo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo atividade | fotoperíodo | Genes Relógio | Latitude | repouso | Ritmicidade Circadiana | Fisiologia Geral

Resumo

Em 36 anos de investigações os estudos moleculares da ritmicidade circadiana tiveram um rápido e importante desenvolvimento. Foram descritas desde as primeiras evidências genéticas do controle da ritmicidade circadiana até o descobrimento dos genes que participam do sistema de temporização em mamíferos e em humanos. Alterações nos genes do relógio biológico humano estão associadas com os distúrbios de ritmo circadiano e com a preferência diurna. O polimorfismo de repetição no éxon 18 do gene Per3 está associado com a preferência diurna em humanos e também com a Síndrome de Fase Atrasada do Sono. O alelo de 4 repetições está associado com a Síndrome de Fase Atrasada do Sono, na Inglaterra e o alelo de 5 repetições está associado com a mesma síndrome, no Brasil. A diferença entre os resultados parece estar relacionada com a estratégia de sincronização do gene Per3 em diferentes latitudes e conseqüentemente em diferentes fotoperíodos. Estudos utilizando modelos animais sob regimes longos e curtos de exposição à luz são necessários para investigar o papel do VNTR do gene Per3 na regulação circadiana dependente do fotoperíodo. No entanto, este VNTR do gene Per3 parece ser uma alteração exclusiva de primatas, impossibilitando a utilização de roedores como um modelo animal para analisar a influência da luz no comportamento dos animais. A fim de verificar o papel deste polimorfismo de repetição do gene Per3 na regulação circadiana dependente do fotoperíodo, o objetivo deste projeto é desenvolver camundongos Knock-in com a inserção do polimorfismo humano e analisar o comportamento de atividade dos animais em diferentes fotoperíodos para verificarmos se existe diferença entre os ângulos de fase de resposta à luz.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, D. S.; VAN DER VEEN, D. R.; GONCALVES, B. S. B.; TUFIK, S.; VON SCHANTZ, M.; ARCHER, S. N.; PEDRAZZOLI, M.. The Effect of Different Photoperiods in Circadian Rhythms of Per3 Knockout Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, . (98/14303-3, 07/05037-9)
PEREIRA, D. S.; VAN DER VEEN, D. R.; GONCALVES, B. S. B.; TUFIK, S.; VON SCHANTZ, M.; ARCHER, S. N.; PEDRAZZOLI, M.. The Effect of Different Photoperiods in Circadian Rhythms of Per3 Knockout Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2014, p. 5-pg., . (07/05037-9, 98/14303-3)