Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de formulações de otimização estrutural baseado em riscos

Processo: 08/02214-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:André Teófilo Beck
Beneficiário:Wellison José de Santana Gomes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Confiabilidade estrutural   Segurança estrutural   Otimização estrutural   Processos estocásticos   Riscos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confiabilidade Estrutural | otimização | processos estocásticos | risco | segurança estrutural | Otimização e segurança estrutural

Resumo

É sabido que a solução de um problema de engenharia depende da maneira como o problema é formulado. Esta realidade não é diferente em problemas de otimização estrutural. Este projeto visa estudar comparativamente três formulações de otimização estrutural: otimização determinística, otimização baseada em confiabilidade e otimização de risco estrutural. Para efeitos de comparação, informações sobre risco de falha estrutural serão incorporadas nas três formulações. Neste projeto, entende-se por risco o produto da probabilidade de falha pelo custo de falha. O risco total é obtido a partir de um somatório que inclui os diversos modos de falha da estrutura. A otimização determinística permite obter estruturas mecanicamente eficientes, mas não endereça aspectos de segurança estrutural e custos esperados de falha. A otimização baseada em confiabilidade supre esta lacuna, mas exige a determinação de uma confiabilidade mínima, que deve ser definida subjetivamente. A otimização de risco estrutural permite equacionar o balanço entre segurança e custo de uma estrutura, e encontrar o nível de segurança ótimo em função dos custos esperados totais. O estudo visa determinar as limitações de cada formulação e demonstrar como os resultados dependem do escopo no qual o problema de otimização estrutural é formulado. Sabe-se que a otimização determinística, por não incluir explicitamente a questão da segurança na formulação, faz com que mais modos de falha sejam projetados contra o limite, o que provoca uma redução na confiabilidade da estrutura. A otimização baseada em confiabilidade endereça a questão da segurança, mas os resultados dependem do valor da confiabilidade mínima utilizado como restrição. A otimização de risco complementa as demais ao endereçar a questão do nível de segurança ótimo. Combinando estas formulações, pode-se encontrar uma estrutura otimizada em termos de eficiência mecânica bem como no compromisso entre segurança e custo. Este projeto tem aplicação direta a vários problemas relacionados com o desenvolvimento tecnológico do Brasil, como por exemplo, a otimização de estruturas civis, off-shore e aeroespaciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BECK‚ A.T.; GOMES‚ W.J.S.. A comparison of deterministic‚ reliability-based and risk-based structural optimization under uncertainty. PROBABILISTIC ENGINEERING MECHANICS, v. 28, p. 18-29, . (08/02214-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Wellison José de Santana. Estudo do efeito de incertezas na otimização estrutural. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.