Busca avançada
Ano de início
Entree

Perda dentária, condições protéticas e auto-percepção de saúde bucal em idosos

Processo: 08/03919-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:José Leopoldo Ferreira Antunes
Beneficiário:Débora Dias da Silva Harmitt
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde bucal   Prótese dentária   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:auto-percepção de saúde bucal | fragilidade biológica | Idosos | perda dentária | Prótese Dentária | saúde bucal | Epidemiologia em Saúde Bucal

Resumo

A fragilidade em idosos é uma condição evolutiva e multifatorial que se traduz em declínio funcional. Tendo em vista que a saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde geral e interfere na qualidade de vida dos indivíduos, e que no contexto nacional, as condições de saúde bucal em idosos não têm sido associadas a indicadores de fragilidade, o presente estudo objetiva: 1) descrever a prevalência de perda dentária, uso e necessidade de prótese dentária e auto-percepção de saúde bucal; 2) avaliar a associação entre as condições de saúde bucal e indicadores de fragilidade e 3) avaliar a associação entre as condições de saúde bucal e lesões de mucosa oral em idosos. Esse estudo será desenvolvido de modo integrado ao "Estudo da fragilidade em idosos brasileiros - Rede FIBRA", projeto multicêntrico e multidisciplinar. A amostra será de 601 idosos, homens e mulheres, residentes na zona urbana de Campinas, SP, com 65 anos ou mais de idade. A coleta de dados compreende a realização de entrevista para informar características sócio-demográficas e comportamentais; testes físicos e avaliação de fragilidade biológica; exame clínico bucal para avaliação de perda dentária, uso e necessidade de prótese, lesões de mucosa oral, presença de placa dental e aplicação de questionário (índice GOHAI) para avaliação da auto-percepção de saúde bucal. Os resultados serão descritos de modo tabular e gráfico; a análise empregará modelos de regressão multivariada para avaliar a associação entre saúde bucal e os indicadores de fragilidade biológica e condições da mucosa, com ajuste estatístico pelos fatores intervenientes de interesse. Espera-se contribuir para o planejamento de programas de saúde bucal aos idosos, instruindo gestores e unidades responsáveis por esses serviços quanto às necessidades especiais que possam ser demandadas para o atendimento odontológico desse grupo de população.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, DEBORA DIAS; DE HELD, ROBERTA BARROS; DE SOUZA TORRES, STELLA VIDAL; ROSARIO DE SOUSA, MARIA DA LUZ; NERI, ANITA LIBERALESSO; FERREIRA ANTUNES, JOSE LEOPOLDO. Autopercepção da saúde bucal em idosos e fatores associados em Campinas, SP, 2008-2009. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 6, . (08/03919-7)
LUÍSA HELENA DO NASCIMENTO TÔRRES; MARÍA JESÚS ARENAS-MÁRQUEZ; DÉBORA DIAS DA SILVA; ROBERTA BARROS DE HELD; TALITA BONATO DE ALMEIDA; ANITA LIBERALESSO NERI; MARIA DA LUZ ROSÁRIO DE SOUSA. Functional dentition and associated factors: the evaluation of three indicators. Braz. J. Oral Sci., v. 21, . (08/03919-7)