Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da ovariectomia e suas terapias com estrógeno e alendronato no processo de reparo de defeitos críticos preenchidos com enxertos ósseos heterógenos. estudo histomorfométrico em calvária de ratas.

Processo: 08/04895-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Álvaro Francisco Bosco
Beneficiário:Paula Lazilha Faleiros
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Alendronato   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Ovariectomia   Periodontia   Menopausa   Estrógenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alendronato | Enxerto ósseo | estrógeno | Menopausa | ovariectomia | Periodontia

Resumo

Uma das enfermidades com a qual o profissional da Odontologia se depara na clínica é a osteoporose, uma alteração sistêmica que interfere intensamente na dinâmica do tecido ósseo e conseqüentemente nos eventos biológicos que fazem parte das respostas desejadas dentro da terapêutica odontológica. Diversos tratamentos têm sido propostos para a osteoporose com o objetivo de prevenir ou evitar a progressão da reabsorção óssea, dentre eles a terapia de reposição hormonal e o uso de bifosfonatos. O propósito do presente estudo será analisar histomorfometricamente, a influência da ovariectomia e suas terapias com estrógeno e alendronato no processo de reparo ósseo em defeitos de tamanho crítico, criados cirurgicamente com trefina de 8 mm, em calvária de 64 ratas (Rattus norvegicus albinus, Wistar), preenchidos com enxerto ósseo heterógeno. Os animais serão divididos em 4 grupos experimentais de acordo com o tipo de alteração sistêmica: Grupo 1 - será realizado cirurgia fictícia de ovariectomia (Sh); Grupo 2 - os animais sofrerão ovariectomia bilateral (Ovx); Grupo 3 - os animais serão submetidos à ovariectomia e injeções diárias de estrógeno (EST); e Grupo 4 - os animais serão submetidos à ovariectomia e injeções de alendronato de sódio, em dias alternados. Para cada grupo, 8 animais serão submetidos à eutanásia nos períodos de 30 e 60 dias. As peças removidas serão fixadas e submetidas ao processamento laboratorial de rotina. Para análise dos resultados, serão obtidos cortes semi-seriados de 6um, corados pela técnica de Hematoxilina e Eosina. A análise histológica constará de descrição dos fenômenos histopatológicos. Os dados obtidos da análise histométrica serão submetidos à análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, JULIANO MILANEZI; BOSCO, ALVARO FRANCISCO; FALEIROS, PAULA LAZILHA; CABRERA PAZMINO, VICTOR FABRIZIO; MURAKAWA, ANA CRISTINA; BONFANTE, SAMARA; HITOMI NAGATA, MARIA JOSE; GARCIA, VALDIR GOUVEIA. Effects of oestrogen deficiency and 17 beta-estradiol therapy on bone healing in calvarial critical size defects treated with bovine bone graft. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 60, n. 4, p. 631-641, . (08/04895-4)