Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo in vitro dos componentes orgânicos e inorgânicos da dentina esclerosada e saudável: bovina versus humana

Processo: 08/10290-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Antonio Alberto de Cara
Beneficiário:Antonio Alberto de Cara
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Dentina esclerosada  Microscopia de força atômica  Microscopia eletrônica  Colágeno 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dentina Esclerosada | dureza | Edx | microscopia de força atomica | Microscopia Eletrônica | Dentística

Resumo

A dentina esclerosada é um substrato comumente encontrado em pacientes idosos. Este tipo de substrato mostra características típicas de esclerose como: cor caramelo-acastanhada, superfície lisa e brilhante (aparência vítrea). Vários estudos in vitro e in vivo têm reportado diferenças micromorfológicas e de resistência de união entre dentina saudável e esclerosada. Por razões éticas, dificuldade de obtenção e armazenamento de dentes humanos, a dentina bovina é muito utilizada em substituição à dentina humana. Entretanto, encontramos poucos estudos comparativos entre dentina humana e bovina e menos ainda os que utilizam dentina bovina esclerosada. Portanto, o objetivo deste estudo é comparar os componentes orgânicos e inorgânicos da dentina esclerosada e saudável, bovina e humana. Isto será de grande valia em pesquisas futuras que testem materiais dentais, especialmente àqueles aplicados em procedimentos adesivos. Trinta dentes humanos e 30 bovinos serão distribuídos em 4 grupos experimentais: saudável humano (n=15); esclerosado humano (n=15), saudável bovino (n=15) e esclerosado bovino (n=15). As análises da topografia superficial e de nanodureza serão realizadas por meio da Microscopia de Força Atômica (MFA) (n=5 por grupo). A avaliação quantitativa (n=5 por grupo) dos componentes inorgânicos será obtida pela análise por Energia Dispersiva por Raios-X (EDX) utilizando a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). E os componentes orgânicos serão analisados por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) a fim de verificar a morfologia e distribuição das fibras colágenas (n=5 por grupo). O projeto encontra-se em análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTANHO, GISELA MUASSAB; MARQUES, MARCIA MARTINS; MARQUES, JULIANA BARBOSA; CAMARGO, MAITE ANDRE; DE CARA, ANTONIO ALBERTO. Micromorphological and hardness analyses of human and bovine sclerotic dentin: a comparative study. Brazilian Oral Research, v. 25, n. 3, p. 274-279, . (08/10290-8)