Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e Implementação de Técnica de Roteamento de Empilhadeiras Robotizadas em Ambientes Similares a Armazéns Inteligentes

Processo: 08/10477-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Marcelo Becker
Beneficiário:Marcelo Becker
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/01367-0 - Empilhadeiras Robóticas para Armazéns Inteligentes, BP.TT
09/01542-6 - Empilhadeiras Robóticas para Armazéns Inteligentes, BP.TT
Assunto(s):Mecatrônica  Roteamento  Robôs móveis  Robótica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:AGVs | Mecatrônica | Planejamento de Trajetórias | robôs móveis | Robótica | Roteamento | Mecatrônica

Resumo

Este projeto tem como objetivos o desenvolvimento de "ambiente cenário" para simulação de tarefas de roteamento de robôs móveis (AGVs) em armazéns inteligentes, de algoritmos de roteamento e de algoritmos de planejamento de trajetórias para os AGVs. Basicamente, deseja-se que os AGVs realizem a seguinte tarefa em uma ambiente similar a um armazém inteligente: a partir de posições e orientações iniciais, os AGVs devem se mover para posições e orientações pré-estabelecidas, executando uma rota e gerando caminhos mínimos que sejam isentos de colisões com obstáculos ou obstruções a outros AGVs. Estes caminhos serão compostos ao longo das trajetórias por seqüências contínuas de posições e orientações dos AGVs, obedecendo a suas restrições cinemáticas. Para tal, o processo de desenvolvimento e validação dos algoritmos será realizado em duas etapas. Inicialmente será realizada a implementação dos algoritmos em software de simulação. Depois, os algoritmos serão embarcados em mini-robôs móveis e testados no "ambiente cenário" (que emula um armazém inteligente) que será construído nas salas e corredores do Prédio de Engenharia Mecatrônica da EESC - USP. Com relação aos algoritmos, serão empregados o algoritmo de Dijkstra e o algoritmo A*. O primeiro será empregado para escolher a rota ótima entre os nós e o segundo, para encontrar a trajetória ótima entre os nós selecionados. O desvio global de obstáculos será realizado pelo roteador que definirá as prioridades dos mini-robôs. Já o desvio local de obstáculos será obtido através do recálculo da trajetória aplicando-se novamente o algoritmo A*. Em caso de uma colisão eminente, o mini-robô entrará em comportamento de parada de emergência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVALDINI, KELEN; ROCHA, LUIS F.; MARTARELLI, NADIA JUNQUEIRA; BECKER, MARCELO; PAULO MOREIRA, A.. Integrated tasks assignment and routing for the estimation of the optimal number of AGVS. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 82, n. 1-4, p. 719-736, . (08/10477-0)