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Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Síndrome de Down

Processo: 09/03355-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Amanda Tragueta Ferreira-Vasques
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Síndrome de Down   Vocabulário   Avaliação da linguagem   Desenvolvimento da linguagem   Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | desenvolvimento da linguagem | Desenvolvimento Infantil | pré-escolar | Sindrome de Down | Vocabulário | Linguagem Infantil

Resumo

A Síndrome de Down é amplamente estudada e tem seus sintomas e características fenotípicas descritos em diversos trabalhos científicos. Crianças com esta Síndrome apresentam atrasos globais do desenvolvimento, incluindo déficits lingüísticos. Estudos relatam alterações de linguagem desde o nascimento, porém existem dúvidas a respeito de aspectos da aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças com Síndrome de Down. O objetivo do estudo é analisar e caracterizar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Síndrome de Down. Após cumprimento dos aspectos éticos, serão avaliadas 20 crianças com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade variando entre 36 e 71 meses e 20 crianças sem alteração do desenvolvimento, pareadas quanto ao sexo e nível intelectual. Será realizada entrevista inicial com os responsáveis das crianças e aplicado o Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Primeiras palavras e gestos. A avaliação será composta por Observação do Comportamento Comunicativo; aplicação do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, do Teste de Linguagem Infantil ABFW - Parte de Vocabulário e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II. Será realizada avaliação psicológica com a aplicação da Escala de Inteligência Stanford-Binet para pareamento quanto ao nível intelectual. As avaliações serão filmadas para análise posterior e as análises estatísticas dos dados obtidos serão realizadas por meio de testes não paramétricos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA TRAGUETA FERREIRA; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental. Revista CEFAC, v. 14, n. 5, p. 786-791, . (09/03355-9)
FERREIFTA-VASQUES, AMANDA TRAGUETA; CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA. Motor, linguistic, personal and social aspects of children with Down syndrome. Journal of Applied Oral Science, v. 23, n. 4, p. 424-430, . (09/03355-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA-VASQUES, Amanda Tragueta. Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Síndrome de Down. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.