Busca avançada
Ano de início
Entree

Os conteúdos energéticos e alimentar como indicadores da integridade da ictiofauna no Rio Turvo e em seus reservatórios, bacia do Alto Paranapanema (SP)

Processo: 09/10804-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Miguel Petrelli Junior
Beneficiário:Ursulla Pereira Souza
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/50981-7 - Ecologia de represas, AP.TEM
Assunto(s):Ictiofauna   Alimentação animal   Rio Turvo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação | bacia do Alto Paranapanema | conteúdo energético | ictiofauna | Integridade | reservatórios | Ecologia de Represas

Resumo

O objetivo deste estudo é determinar o conteúdo energético e os itens alimentares da ictiofauna nos reservatórios das PCH's Usinas Batista e Jorda Flor e nos trechos superior e inferior no rio Turvo. Pretende-se avaliar o papel do conteúdo energético e dos itens alimentares como indicadores desses ambientes. Os peixes serão coletados com redes de espera e covos. Em laboratório, os peixes serão mensurados, pesados, determinado o sexo, estádio de maturação gonadal e retirados seus estômagos. Em seguida, amostras de músculos serão retiradas, etiquetadas e mantidas no gelo e o valor em kcal/g será medido através da combustão da matéria orgânica utilizando uma bomba calorimétrica. Serão avaliados três grupos de possíveis indicadores da integridade da ictiofauna, relacionados ao: (I) conteúdo energético; (II) ao peso dos n itens alimentares predominantes e (III) à diversidade dos itens nos estômagos. A importância dos itens será medida pelo índice alimentar. Uma análise de componentes principais (ACP) será utilizada para identificar quais itens são predominantes. A diversidade de itens consumidos por cada indivíduo será calculada pelo índice de Shannon-Weaver. Para avaliar a importância dos fatores bióticos e abióticos sobre os possíveis indicadores, serão realizados testes de Mantel múltiplos, tendo como unidade amostral o indivíduo. As matrizes explanatórias serão construídas para cada uma das seguintes variáveis: trechos do rio, época de coleta, grupo trófico, peso, estádio de maturação e variáveis ambientais. A estatística do teste será coeficiente de correlação parcial de Pearson (rp). O nível de significância de rp será utilizado para decidir se uma dada variável será ou não considerada um indicador da integridade da ictiofauna nos trechos lóticos e lênticos da bacia. Após a seleção, será realizada uma ACP para verificar a estrutura de correlação dos indicadores entre si e com os pontos de coleta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIO COP FERREIRA; URSULLA PEREIRA SOUZA; MIGUEL PETRERE JUNIOR2. A vegetação ripária aumenta a condição biótica da assembleia de peixes em dois reservatórios brasileiros. Acta Limnol. Bras., v. 27, n. 3, p. 289-300, . (07/50981-7, 07/50982-3, 09/10804-4)