Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptacao do indice de integridade biotica (iib) aos reservatorios das pch's - usinas batista e jorda flor, rio turvo (sp).

Processo: 07/50982-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Miguel Petrelli Junior
Beneficiário:Fabio Cop Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas aquáticos   Qualidade ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assembleia De Peixes | Ecossistemas Aquaticos | Peixes De Reservatorio | Qualidade Ambiental

Resumo

Em especial na última década, a construção e repontencialização de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) têm representado um dos principais focos de prioridade do setor elétrico nacional no que se refere ao aumento da oferta de energia. O objetivo deste projeto é adaptar o índice de Integridade Biótica aos reservatórios das PCH's Batista e Jorda Flor no rio Turvo, Bacia do Rio Paranapanema. A "integridade" desses sistemas será avaliada por meio de diversos atributos ecológicos (métricas) da assembléia de peixes tais como: composição, riqueza, abundância, categorias tróficas e condição dos indivíduos. Um total de 25 pontos (10 no reservatório Jorda Flor e 15 no reservatório Batista) foram selecionados para a coleta da ictiofauna, representando três tipos clássicos de ambientes: zona fluvial, zona de transição e barragem. A metodologia de amostragem da ictiofauna será padronizada seguindo aquela já empregada na represa de Barra Bonita, usando 10 redes de espera com tamanhos de malhas de 3 a 12 cm entre nós opostos e covos. Em cada um desses pontos, além da coleta da ictiofauna, serão anotadas algumas variáveis físico-químicas e ambientais. As amostras serão coletadas em duas épocas do ano: no período seco (maio-setembro) e no período chuvoso (outubro-abril). Box-whisker plots serão utilizados para mostrar a distribuição dos valores de cada métrica. A variabilidade temporal (época) e espacial (zona e ambiente) do índice será avaliada por meio da análise de variância fatorial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIO COP FERREIRA; URSULLA PEREIRA SOUZA; MIGUEL PETRERE JUNIOR2. A vegetação ripária aumenta a condição biótica da assembleia de peixes em dois reservatórios brasileiros. Acta Limnol. Bras., v. 27, n. 3, p. 289-300, . (07/50981-7, 07/50982-3, 09/10804-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Fabio Cop. Adaptação do índice de assembléia de peixes em reservatórios (IAPR) às áreas das PCH's - Usinas Batista e Jorda Flor, rio Turvo (SP). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.