Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução microestrutural durante o forjamento a Quente do Aço Inoxidável ISO 5832-9 Utilizado em Implantes Ortopédicos - Uma Abordagem Tecnológica.

Processo: 09/10919-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Alberto Moreira Jorge Junior
Beneficiário:Alberto Moreira Jorge Junior
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação numérica  Próteses ortopédicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aço inoxidável ISO 5832-9 | Forjamento a quente | Implantes ortopédicos | simulação física | Simulação Numérica | conformação termomecânica

Resumo

O controle eficiente do processamento metalúrgico a quente de materiais metálicos requer o conhecimento preciso do comportamento plástico do material durante a deformação e o papel dos mecanismos de amaciamento e de endurecimento que atuam no intervalo entre passes. A execução deste projeto envolve a simulação física do processamento através de ensaios de torção a quente e a simulação numérica através de um programa que utiliza o método de elementos finitos. O comportamento plástico do aço durante a deformação será determinado com ensaios isotérmicos contínuos e no intervalo entre passes através de ensaios com deformações múltiplas. Uma vez determinada a evolução da tensão com a deformação em um ponto da peça a ser forjada, o passo seguinte é estender estes dados para a peça toda através de um software baseado no método dos elementos finitos (MEF). Neste projeto serão utilizados os softwares Deform 3D (simulação da deformação), HT3 (simulação do intervalo de tempo entre passes e resfriamento após deformação) e microestrutura 3D (simulação da microestrutura final). Será considerado que o forjamento de uma prótese pode ser separado em duas etapas: (i) os tarugos são submetidos a operações de laminação ou forjamento visando a distribuição de massa e (ii) o forjamento em matriz fechada visando a obtenção da peça com forma próxima à forma final das próteses. A etapa inicial é realizada em altas temperaturas havendo a recristalização da estrutura deformada. Na segunda etapa será considerado o forjamento em matriz fechada. A forma final será obtida em um único passe. A simulação vai considerar a transferência de calor e o atrito ferramenta material. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS SILVA, MARIANA BEATRIZ; MARIA CABRERA, JOSE; BALANCIN, OSCAR; JORGE, JR., ALBERTO MOREIRA. Thermomechanical controlled processing to achieve very fine grains in the ISO 5832-9 austenitic stainless steel biomaterial. MATERIALS CHARACTERIZATION, v. 127, p. 153-160, . (09/10919-6)
SILVA, MARIANA-BEATRIZ R.; ROCHE, VIRGINE; BLANCO, TELMA M.; VIET, NGUYEN HOANG; BALANCIN, OSCAR; CABRERA, JOSE-MARIA; JORGE, JR., ALBERTO MOREIRA. Effect of Processing Conditions on the Microstructure, Mechanical Properties, and Corrosion Behavior of Two Austenitic Stainless Steels for Bioimplant Applications. METALS, v. 10, n. 10, . (09/10919-6)