Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resistencia a corrosao do aco aisi 444 para aplicacao como biomaterial.

Processo: 12/50288-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Isolda Costa
Beneficiário:Isolda Costa
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais  Materiais dentários  Aço inoxidável ferrítico  Método eletroquímico 

Resumo

Os aços inoxidáveis ferríticos são naturalmente ferromagnéticos, o que impossibilita sua utilização em próteses ortopédicas. Apesar disso, em algumas aplicações especificas, faz-se necessária o uso de um biomaterial ferromagnético, como nas próteses odontológicas e faciais com conectores magnéticos. Este trabalho estudará a resistência a corrosão e citotoxicidade do aço ferrítico grau AISI 444, como um material nacional para a fabricação de componentes protéticos para fixação magnética. O aço 444 possui baixo teor de níquel, teores extra-baixos de intersticiais (C+N) e é estabilizado por Ti e Nb. Serão utilizados, como controle, o aço austenítico ISO 5832-1 (ASTM F-138), por ser o biomaterial metálico mais utilizado na fabricação de implantes, e uma base ferromagnética do sistema de fixação de próteses (Neo Magnet), feita em aço ferrítico (NeoM). A análise de citotoxicidade in vitro, será realizada pelo método de incorporação do corante vermelho neutro. O comportamento frente a corrosão será estudado por meio de curvas de polarização anódica potenciodinâmicas e por espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), em solução salina tamponada por fosfato (PBS) a 37°C. As propriedades eletrônicas do filme passivo serão avaliadas pela técnica de Mott-Schottky e sua caracterizado química será realizada por espectroscopia fotoeletrônica de raios-X (XPS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, ROGERIO ALBUQUERQUE; ROGERO, SIZUE OTA; TERADA, MAYSA; PIERETTI, EURICO FELIX; COSTA, ISOLDA. Localized Corrosion Resistance and Cytotoxicity Evaluation of Ferritic Stainless Steels for Use in Implantable Dental Devices with Magnetic Connections. International Journal of Electrochemical Science, v. 9, n. 3, p. 1340-1354, MAR 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.