Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação de diferentes polímeros comeriais empregados no recobrimento de microgrânulos de liberação modificada.

Processo: 09/11834-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Osvaldir Pereira Taranto
Beneficiário:Roberta Albanez Toreta
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estabidade | Extrusão-esferonizaçã soluções poiméricas comerciais | lieração modificada | Pellets | perfil de liberação | Processos Industriais de Engenharia Química

Resumo

Nos últimos anos vem crescendo o interesse da indústria farmacêutica por sistemas multiparticulados (pellets) para administração de drogas, já que esse sistema apresenta muitas vantagens tecnológicas e terapêuticas. Atualmente, a maioria dos sistemas multiparticulados comercializados no Brasil são desenvolvidos e produzidos no exterior, o que é consequencia da carência de desenvolvimento tecnológico e de produção desses pellets no mercado nacional. Neste projeto serão produzidos pellets pelo processo de extrusão-esferonização, buscando a melhor formulação e a otimização do processo. As drogas modelo utilizadas serão o diclofenaco de sódio e o nifedipino. Os pellets produzidos serão revestidos com diferentes soluções poliméricas comerciais disponíveis no mercado - Kollicoat, Eudragit, Advantia, Surelease, Acrylease - em leito fluidizado tipo Wurster, visando à obtenção de pellets com liberação modificada. Os pellets revestidos passarão por testes de dissolução e estabilidade para que sejam possíveis a avaliação e comparação entre as soluções poliméricas utilizadas no recobrimento. A avaliação e comparação entre os pellets produzidos serão tanto qualitativas quanto quantitativas, levando em consideração principalmente a facilidade de preparo e aplicação da solução de revestimento, o perfil de liberação atingido, o custo e a estabilidade do produto. Os aspectos do processo também serão avaliados, como o rendimento e a ocorrência de aglomeração.Este projeto também visa à elaboração de modelos matemáticos que descrevam o perfil de liberação dos pellets produzidos, avaliando e descrevendo a cinética de dissolução.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORETA, Roberta Albanez. Recobrimento gastrorresistente de pellets de diclofenaco de sódio em leito fluidizado tipo Wurster. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.