Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeoquímica de metais em sedimentos dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande

Processo: 09/12147-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Márcia Cristina Bisinoti
Beneficiário:Mariele Barboni Campanha
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51242-8 - Emprego de indicadores de qualidade de água e outras ferramentas de gestão ambiental para avaliar o efeito das atividades antrópicas sobre os rios Preto, Turvo e Grande na região de São José do Rio Preto, AP.JP
Assunto(s):Química ambiental   Geoquímica   Metais   Sedimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água intersticial | bacia hidrográfica do Turvo | Fluxos | Geoquímica | Grande | Metais | Sedimentos | Química Ambiental

Resumo

Neste trabalho será realizada a caracterização das espécies metálicas Al, As, Ba, Cd, Cr, Ni, Fe, Mn, Zn, Sb, Pb, Cu e K em amostras de água intersticial, amostra da interface sedimento-água e sedimentos amostrados nos rios Preto, Turvo e Grande na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar a qualidade dos sedimentos desta bacia, bem como proporcionar uma análise preliminar do fluxo das espécies metálicas na interface sedimento- água com ênfase ao papel do sedimento como fonte ou sumidouro de metais. Para isto, serão realizadas duas amostragens de sedimentos (superficial e perfil de profundidade) com intervalos de 6 meses entre uma e outra, sendo uma representativa do período de seca e a outra de cheia em 7 locais de amostragem ao longo dos rios Preto, Turvo e Grande na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Para os corpos aquáticos principais (represa do Rio Preto, represamento do Rio Grande e represamento do Rio Turvo) serão realizadas no mesmo dia, três coletas em cada um desses locais de amostragem, de maneira a avaliar o grau de heterogeneidade dos sedimentos destes corpos aquáticos, sendo duas localizadas próximas às margens e outra na região central. Para as amostras de sedimento coletadas nestes três últimos locais de amostragem será realizada a coleta da água da interface sedimento-água e a extração da água intersticial, em conformidade com as recomendações da literatura. Em todas as amostras de sedimento, da interface sedimento-água e água intersticial serão realizadas a quantificação do estoque de metal total (Al, As, Ba, Cd, Cr, Ni, Fe, Mn, Zn, Sb, Pb, Cu e K (modo emissão)) empregando Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização Eletrotérmica (GFAAS) ou Chama (FAAS). Será ainda realizada a caracterização dos sedimentos quanto ao pH, teor de C, H e N, granulometria e teor de umidade; bem como a quantificação do pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos, carbono orgânico dissolvido e turbidez nas amostras de água intersticial. Estes mesmos parâmetros serão quantificados também em amostras da interface sedimento-água além dos parâmetros temperatura e oxigênio dissolvido. A confiabilidade analítica dos resultados será verificada determinando as figuras de mérito dos métodos analíticos empregados para quantificação, bem como com o emprego de material referência certificado. Para o cálculo dos fluxos difusos de espécies metálicas na interface sedimento-água será empregando a primeira Lei de Fick. Os resultados deste trabalho possibilitarão gerar dados praticamente inexistentes na região de maneira a avaliar a qualidade dos sedimentos da bacia hidrográfica em questão, bem como calcular os fluxos das espécies metálicas na interface sedimento-água. Por fim, será possível avaliar o grau de poluição e o papel dos sedimentos para esta bacia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPANHA, MARIELE B.; MOREIRA, ALTAIR B.; BISINOTI, MARCIA CRISTINA. Metal fluxes at the sediment-water interface in rivers in the Turvo/Grande drainage basin, So Paulo State, Brazil. Journal of Soils and Sediments, v. 12, n. 10, p. 1508-1516, . (09/12147-0, 10/09271-9)
CAMPANHA, MARIELE B.; ROMERA, JOAO PAULO; COELHO, JESSICA; PEREIRA-FILHO, EDENIR R.; MOREIRA, ALTAIR B.; BISINOTI, MARCIA C.. Use of chemometric tools to determine the source of metals in sediments of the rivers of the Turvo/Grande Hydrographical Basin, São Paulo state, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 25, n. 4, p. 665-674, . (09/12147-0, 12/23066-4, 10/09271-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPANHA, Mariele Barboni. Biogeoquímica de metais em sedimentos dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.