Busca avançada
Ano de início
Entree

Ritmicidade da emissão de propágulos em Chthamalus bisinuatus (Pilsbry, 1916): componentes endógenas e exógenas

Processo: 09/12645-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Augusto Alberto Valero Flores
Beneficiário:Paula Kasten
Instituição Sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Assunto(s):Fotoperíodo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agentes arrastadores | amplitude de maré | emissão larval | fotoperíodo | Relógio Biológico | Temperatura | Biologia reprodutiva

Resumo

A sincronização reprodutiva em invertebrados marinhos pode maximizar o sucesso reprodutivo, sendo diversas as pressões seletivas que podem determinar as diferentes estratégias apresentadas por eles. Discute-se muito o papel da predação, tanto da prole como dos pais, na sincronia dos eventos reprodutivos, bem como o estabelecimento de um ambiente propício para o desenvolvimento pelágico da prole. Em estudos anteriores com cracas, notou-se uma clara relação entre emissão larval e elevada produção fitoplanctônica, enquanto outros apontam uma estrita relação com os regimes de maré e fases da lua. Neste projeto pretende-se detectar as variáveis ambientais associadas principalmente à atividade de emissão naupliar na craca Chthamalus bisinuatus. Para tal objetivo, populações serão submetidas a testes em condições constantes de laboratório, sendo as variáveis temperatura, fotoperíodo e tempo de imersão testados isoladamente e conjugados dois a dois. As populações serão mantidas em aquários, sempre submersas e divididas em populações em teste no claro e outras no escuro. Ciclos de variação de temperatura (12 horas), de fotoperíodo (12 horas) e de tempo de imersão (12.4 horas) serão aplicados aos animais. Ciclos de combinação de fotoperíodo com tempo de imersão (12 horas e 12.4 horas) e de temperatura com tempo de imersão (12 horas e 12.4 horas) também são propostos. Espera-se identificar quais destas variáveis arrastam o ritmo de emissão nos animais, bem como verificar se há uma hierarquia dessas variáveis ambientais neste controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KASTEN, PAULA; FLORES, AUGUSTO A. V.. Disruption of endogenous tidal rhythms of larval release linked to food supply and heat stress in an intertidal barnacle. MARINE ECOLOGY-PROGRESS SERIES, v. 472, p. 185-198, . (08/10085-5, 09/12645-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KASTEN, Paula. Ritmicidade da emissão de propágulos em Chthamalus bisinuatus (Pilsbry, 1916): componentes endógenas e exógenas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.