Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do consumo de sal segundo status socioeconômico, fatores demográficos e clínicos de hipertensos

Processo: 09/14461-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Maria Cecília Bueno Jayme Gallani
Beneficiário:Milena Sia Perin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Sódio na dieta   Fatores socioeconômicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:classe social | comportamento | Enfermagem | hipertensão | Sexo | Sódio na dieta | Cardiologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre variáveis sociodemográficas e clínicas de pacientes hipertensos em seguimento ambulatorial especializado e os diferentes comportamentos relacionados ao consumo de sal. Trata-se de recorte de um estudo mais amplo, longitudinal, que investigou os determinantes psicossociais do consumo de sódio entre pacientes hipertensos (Cornélio, 2008), realizado no período de 2006-2008. Este estudo propõe uma análise transversal da caracterização do comportamento alimentar relacionado ao consumo de sal. O consumo do nutriente foi avaliado por meio de três comportamentos distintos: Comportamento I - uso no máximo 4 gramas de sal/dia no preparo dos alimentos; Comportamento II - evitar adição de sal nos alimentos já preparados; Comportamento III - evitar o consumo de alimentos com alto teor de sal. A amostra foi composta por 108 sujeitos, que foram submetidos às seguintes medidas de comportamento: subjetiva, questão auto avaliativa, e às objetivas: recordatório de 24h; consumo de sal per capita, Questionário de Frequência Alimentar de Sódio (QFASó) e sódio urinário. Os dados serão analisados inicialmente de forma descritiva e, em seguida, serão submetidos às análises inferenciais de correlação (Spearman ou Pearson): para verificar a correlação entre as medidas objetivas e subjetivas dos comportamentos de consumo de sal, entre as variáveis sociodemográficas e clínicas; de comparação (teste t-Student ou Mann-Whitney): para comparar as médias das medidas objetivas e subjetivas de consumo de sal segundo as variáveis sociodemográficas e clínicas; de associação (chi-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher): para testar as diferenças entre as variáveis categóricas. Será ainda avaliada a adequação da aplicação da análise de cluster para verificar agrupamentos de sujeitos segundo o perfil de comportamento de consumo de sal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERIN, MILENA SIA; CORNELIO, MARILIA ESTEVAM; MATHEUS RODRIGUES, ROBERTA CUNHA; BUENO JAYME GALLANI, MARIA CECILIA. Characterization of salt consumption among hypertensives according to socio-demographic and clinical factors. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 5, p. 1013-1021, . (09/14461-4)