Busca avançada
Ano de início
Entree

Contaminação de solo praças públicas de Presidente Prudente, São Paulo, por ovos de Toxocara spp.

Processo: 09/18361-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Vamilton Alvares Santarém
Beneficiário:Vanessa Cristina Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Poluição ambiental   Epidemiologia   Zoonoses
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contaminação Ambiental | Epidemiologia | solo | Toxocara spp | Zoonoses

Resumo

Com o objetivo de avaliar a contaminação de solo de parques/praças públicas do município de Presidente, São Paulo, por ovos de Toxocara spp., serão coletadas, mensalmente, em um período de 10 meses, amostras 500 g de solo de 25 praças/parques (cinco de cada setor da cidade: centro, zona leste, zona oeste, zona sul e zona norte). As amostras serão coletadas de cinco pontos diferentes de cada local, totalizando 250 amostras. O material será acondicionado em saco plástico e armazenado sob refrigeração até o seu processamento. Dos 500 g de solo de cada parque/praça serão retiradas duas alíquotas de 10 g para recuperação de ovos de Toxocara spp. Cada alíquota será lavada com água destilada e transferida para um cálice de sedimentação, permanecendo em repouso por 12 horas. Depois do repouso, o material será centrifugado durante 5 minutos a 2.500 rpm. O material será centrifugado mais uma vez e re-suspenso em solução de sulfato de zinco (d=1.200 g/cm3) para centrífugo-flutuação a 2.500 rpm, por cinco minutos. O tubo cônico será preenchido com solução de sulfato de zinco até a formação de menisco e uma lamínula será disposta sobre o tubo, que ficará em repouso por cinco minutos. Os processos de re-suspensão e centrífugo-flutuação serão repetidos por mais duas vezes. As lâminas serão analisadas sob microscopia ótica (10X). Para comparar a frequência de contaminação entre os setores da cidade, os dados serão submetidos à análise de variância, considerando-se como significante p<0.05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTAREM, VAMILTON ALVARES; PEREIRA, VANESSA CRISTINA; PORTO ALEGRE, BEATRIZ CRISTINA. Contaminação de praças públicas de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, por ovos de Toxocara spp. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 21, n. 3, p. 323-325, . (09/18361-4)
SANTAREM, VAMILTON ALVARES; PEREIRA, VANESSA CRISTINA; PORTO ALEGRE, BEATRIZ CRISTINA. Contamination of public parks in Presidente Prudente (Sao Paulo, Brazil) by Toxocara spp. eggs. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA, v. 21, n. 3, p. 3-pg., . (09/18361-4)
VAMILTON ALVARES SANTARÉM; VANESSA CRISTINA PEREIRA; BEATRIZ CRISTINA PORTO ALEGRE. Contaminação de praças públicas de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, por ovos de Toxocara spp. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 21, n. 3, p. 323-325, . (09/18361-4)