Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância do aumento dos níveis séricos de CK total nos pacientes em uso de estatinas

Processo: 09/51040-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio de Padua Mansur
Beneficiário:Antonio de Padua Mansur
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças cardiovasculares  Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ck Massa | Ck Total | Estatinas

Resumo

As doenças cardiovasculares (DVC) são as principais causas de morte, em homens e mulheres, da população brasileira. Desde 1984 vem-se observando uma redução da mortalidade por estas doenças sendo este resultado atribuído às melhores condições socioeconômicas, escolaridade e acesso a saúde, como também ao tratamento medicamentoso. Do arsenal de drogas utilizado atualmente, as estatinas mostraram-se as mais eficazes e seguras na prevenção e no tratamento da DAC apesar da difícil aderência em nossa população. Os principais efeitos colaterais desta droga são o aumento das enzimas hepáticas, miopatias e, excepcionalmente, rabdomiólise. A maior parte dos estudos desenvolvidos sobre esses efeitos limita-se àqueles indivíduos com valores de CK superiores a 10X o limite superior da normalidade (LSN). Alguns autores, porém discutem a ausência de relatos e importância clínica para valores menores de CK. Os aumentos de CK total promovidos pelo uso de estatina podem resultar em aumento da concentração sérica da CKMB e esse aumento pode levar a erros diagnósticos com IAM e suas consequências terapêuticas e prognosticas. Este estudo tem como objetivo analisar os níveis presentes de CKMB, troponina I, anidrase carbônica tipo III em pacientes em uso de estatina com níveis de CPK total maiores do que lx LSN e sua evolução a curto prazo. Serão avaliadas as características clínicas e os níveis séricos de marcadores cardíacos de 600 pacientes ambulatoriais consecutivos em tratamento com estatina e níveis séricos aumentados de CK total. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, A.; ROGGERIO, A.; STRUNZ, C. M. C.; MANSUR, A. P.. Biochemical markers of muscle damage in women and men treated with statins. EUROPEAN HEART JOURNAL, v. 38, p. 1-pg., . (09/51040-7)