Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de antioxidantes e biomarcadores da injúria oxidativa na saliva de pacientes portadores de Síndrome de Down

Processo: 09/51228-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Luciane Dias de Oliveira
Beneficiário:Luciane Dias de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes  Saliva  Síndrome de Down 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidantes | Capacidade Antioxidante Total | Malondialadeido | Proteinas Carboniladas | Saliva | Sindrome De Down

Resumo

A síndrome de Down (SD) é uma anomalia genética caracterizada pela presença e expressão de três copias de genes localizados no cromossomo 21. O conhecimento desta síndrome é de grande interesse para o cirurgião dentista, pois além das inúmeras anomalias sistêmicas, esses pacientes possuem alterações na sialometria, sialoquímica e elevada incidência de processos infecciosos bucais recorrentes como a gengivite, periodontite e lesões de mucosa. Na literatura científica está bem documentado que os portadores de SD apresentam aumento na vulnerabilidade ao estresse oxidativo, o que sugere que a capacidade antioxidante diminuída contribui para certos aspectos fenotípicos da síndrome como o envelhecimento precoce, elevada incidência de leucemia, doença de Alzheimer e predisposição às doenças infecciosas do sistema respiratório e gastrointestinal. A vulnerabilidade ao estresse e danos oxidativos nesses pacientes tem sido atribuída a hiper expressão de genes triplicados da superóxido dismutase, localizada na região crítica 21q22.2 do cromossomo 21. Outro fator que pode contribuir para as alterações no sistema de defesa antioxidante desses pacientes é a deficiência de zinco e selênio que atuam como cofatores das metaloenzimas antioxidantes superóxido dismutase e glutationa peroxidase, respectivamente. Tendo em vista que a saliva é constituída de vários mecanismos de defesa, entre eles enzimático, antimicrobiano, defesa da integridade de tecidos moles e sistema de defesa antioxidante, é objetivo dessa pesquisa investigar a influência da SD no sistema antioxidante enzimático, não enzimático e no nível de marcadores bioquímicos da injúria oxidativa na saliva mista dos pacientes SD e comparar com o.grupo controle constituído de indivíduos saudáveis. Nesse contexto, serão avaliadas as atividades enzimáticas da peroxidase, superóxido dismutase, a capacidade antioxidante total e as concentrações de ácido úrico e vitamina C. Além disso, o nível da injúria oxidativa será avaliado através da determinação dos níveis salivares de malondialdeído e proteínas carboniladas, respectivamente, biomarcadores de danos oxidativos de lipídios e proteínas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUSA, MICHELLE CARDOSO; VIEIRA, RAFAEL BRIZOLA; DOS SANTOS, DANIELLE SA; TALGE CARVALHO, CLAUDIO ANTONIO; AFONSO CAMARGO, SAMIRA ESTEVES; GASPAROTO MANCINI, MARIA NADIR; DE OLIVEIRA, LUCIANE DIAS. Antioxidants and biomarkers of oxidative damage in the saliva of patients with Down's syndrome. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 60, n. 4, p. 600-605, . (09/51228-6)