Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade pró-coagulante do ácido ribonucléico (RNA) sobre a via intrínseca da coagulação sanguínea em mamíferos e aves

Processo: 09/54620-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Benedito Carlos Prezoto
Beneficiário:Benedito Carlos Prezoto
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves  Mamíferos  Coagulação sanguínea  Plaquetas sanguíneas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ativacao Do Sistema De Contato | Aves | Coagulacao Sanguinea | Fator De Hagerman | Plaquetas | Trombocitos

Resumo

Apesar de dispensável para a hemostasia, o fator XII (FXII) está aparentemente implicado na gênese de trombos patológicos. Muito esforço tem sido realizado ultimamente na abordagem de algumas questões básicas relativas a este fator: (1) ele exerce papel fisiológico? (2) qual é (ou quais são) seu(s) ativador(es) fisiológico(s)? e (3) qual seria o mecanismo de sua ativação in vivo! Recentemente, Kannemeier et al demonstraram em mamíferos a ação procoagulante in vitro e in vivo do ácido ribonucleico (RNA). Trata-se de observação importante pois, segundo estes autores, essa atividade seria dependente de FXII plasmático, independente da ativação plaquetária, e este seria o mecanismo fisiopatológico que explicaria a relação causai entre o aparecimento de RNA extracelular na circulação e a hipercoagulabilidade em alguns tipos de septicemias e neoplasias. Apesar de apresentarem uma hemostasia normal, o gene e a atividade correspondentes ao FXII não foram detectados no genoma e plasma de aves, respectivamente. Em experimentos anteriores constatamos, no organismo da galinha doméstica White leghorn, a existência de um mecanismo de coagulação dependente de trombócitos (plaquetas) e independente do FXII plasmático. Este modelo animal permite-nos propor o estudo comparativo entre a atividade procoagulante do RNA no sistema de coagulação de aves e ratos. Estes experimentos poderão esclarecer se a atividade procoagulante do RNA seria dependente do FXII, e se este mecanismo proposto de ativação da via intrínseca da coagulação aplicar-se-ia de maneira universal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PREZOTO, B. C.; ABUD, L. L.; BORGES, F. G.; CARNEIRO, S. M.; ARANHA, T. E. D. O.; LEWIS, BS; FLUGELMAN, MY; HALON, DA. Polyphosphate released from activated thrombocytes triggers the intrinsic pathway of coagulation in the absence of factor XII in chickens. CORONARY ARTERY DISEASE: 2011 UPDATE: FROM PREVENTION TO INTERVENTION, v. N/A, p. 6-pg., . (09/54620-4)