Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do Efeito Cardiovascular do Labdano ácido ent-3-acetóxi-labda-8(17),13-dieno-15-óico

Processo: 10/01009-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Carlos Renato Tirapelli
Beneficiário:Carlos Renato Tirapelli
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Leonardo Resstel Barbosa Moraes ; Sergio Ricardo Ambrosio
Assunto(s):Forscolina  Pressão sanguínea  Receptores de AMP cíclico  Aorta  Diterpenos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:AMPc | aorta | Diterpenos | Forscolina | Labdano | pressão arterial | Farmacologia

Resumo

A pesquisa e o uso de produtos naturais como agentes terapêuticos, especialmente os derivados de plantas, tem crescido muito nos últimos anos. Os diterpenos são um grande grupo de compostos não voláteis formados por cadeias carbônicas que contêm 20 carbonos. Esses compostos são os principais constituintes de extratos de plantas que são usadas na medicina popular no tratamento da hipertensão e as ações cardiovasculares dessas plantas são atribuídas principalmente à presença dos diterpenos. Diterpenos da classe dos labdanos exercem atividade inibitória sobre a contração vascular e também induzem relaxamento desses tecidos. O labdano Forscolina tem sido amplamente utilizado como uma ferramenta farmacológica no estudo das funções celulares por ser um composto ativador da enzima adenilato ciclase. Além disso, a Forscolina e outros labdanos induzem redução da pressão arterial em ratos normotensos sugerindo que os diterpenos da classe dos labdanos apresentam potencial ação anti-hipertensiva. No entanto, os mecanismos responsáveis pelas ações cardiovasculares dos labdanos variam de acordo com a estrutura do composto. A descoberta de produtos naturais bioativos constitui não apenas uma necessidade de identificação própria, mas também para o conhecimento de entidades químicas que podem servir de modelos (protótipos) para o desenvolvimento de novos fármacos. Portanto, torna-se pertinente o estudo de compostos com diferentes estruturas químicas uma vez que compostos com maior atividade biológica podem ser descobertos. Nesse sentido, o presente estudo foi delineado de forma a investigar detalhadamente os mecanismos envolvidos no efeito cardiovascular in vivo e in vitro do labdano ácido ent-3-acetóxi-labda-8(17),13-dieno-15-óico (labda-15-óico), uma vez que esse composto apresenta semelhança estrutural à Forscolina. Além disso, propõe-se avaliar os efeitos cardiovasculares do labda-15-óico em animais hipertensos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMPLICIO, JANAINA A.; SIMAO, MARILIA R.; AMBROSIO, SERGIO R.; TIRAPELLI, CARLOS R.. O Labdano Ácido Ent-3-Acetóxi-Labda-8(17),13-Dieno-15-Óico Reduz Pressão Arterial Em Ratos Hipertensos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 106, n. 6, p. 481-490, . (10/01009-3, 11/13630-7)
AP SIMPLICIO, JANAINA; PERNOMIAN, LARISSA; SIMAO, MARILIA R.; CARNIO, EVELIN C.; BATALHAO, MARCELO E.; AMBROSIO, SERGIO R.; TIRAPELLI, CARLOS R.. Mechanisms underlying the vascular and hypotensive actions of the labdane ent-3-acetoxy-labda-8(17),13-dien-15-oic acid. European Journal of Pharmacology, v. 726, p. 66-76, . (11/13630-7, 10/01009-3)