Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência à fratura e análise da conversão de fases de novo formato de pilar protético desenvolvido em zircônia estabilizada por ítrio (YTZP) frente a diferentes métodos de preparo

Processo: 10/02653-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Rubens Nisie Tango
Beneficiário:Lucas Hian da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários   Dente suporte   Resistência à fratura   Zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio (Y-TZP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Implante | Pilar protético | zirconia | Materiais Odontológicos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a resistência a fratura e a ocorrência de transformação de fase de dois tipos de pilares protéticos em zircônia estabilizada porítrio, apresentando um novo formato de pilar protético com conexão cone morse, apósser submetido a diferentes métodos de preparo. Serão confeccionados 176 espécimes formados pelo conjunto implante e pilar protético fixado em cilindros de poliuretano. Os mesmos serão distribuídos aleatoriamente em 16 subgrupos (n=11/nv=1/nf=10), onde receberão os respectivos preparos posicionados em dispositivo especial. Grupo A- alta rotação e Grupo B - baixa rotação, tendo como variáveis granulação das pontas diamantadas, tipo de pilar utilizado e fadiga mecânica. Decorridos os preparos os espécimes (nf =10) serão analisados de sua transformação de fase por espectroscopia FT-Raman e sequentemente submetidos a ensaio de resistência a fratura por carga compressiva (Kgf) aplicada em uma inclinação de 60º em relação ao longo eixo do conjunto em uma velocidade de 0,1mm/minuto até sua fratura. Ainda um espécime de cada subgrupo (nv=1) será seccionado transversalmente para análise por MEV para avaliação da qualidade da interface entre o implante e pilar protético. Os valores numéricos obtidos para a fratura e conversão de fase serão submetidos à análise estatística compatível com os resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, LUCAS HIAN; RIBEIRO, SEBASTIAO; SOUTO BORGES, ALEXANDRE LUIS; CESAR, PAULO FRANCISCO; TANGO, RUBENS NISIE. FEA and microstructure characterization of a one-piece Y-TZP abutment. Dental Materials, v. 30, n. 11, p. E283-E288, . (10/02653-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Lucas Hian da. Novo formato de pilar protético em zircônia estabilizada por Itría (Y-Tzp) para implantodontia desenvolvido pela técnica de slip casting. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.