Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes da adoção da certificação SISBOV na pecuária do estado de São Paulo

Processo: 10/02787-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Hildo Meirelles de Souza Filho
Beneficiário:Hildo Meirelles de Souza Filho
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agronegócio  Qualidade dos alimentos  Alimentos de origem animal  Contaminação de alimentos  Rastreamento  Propriedade rural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adoção de tecnologia | certificação | pecuária de porte | Rastreabilidade | Economia e Gestão do Agronegócio

Resumo

A ocorrência de casos de contaminações alimentares, associadas ao ambiente comercial competitivo, resultaram na adoção e difusão de novas exigências legais e sistemas de certificação relacionados à segurança e qualidade dos alimentos. A maioria dos países importadores passou a impor barreiras técnicas e sanitárias. A União Européia tem demandado a rastreabilidade e um conjunto de normas para viabilizar o acesso ao seu mercado. A inserção da carne bovina brasileira no mercado internacional trouxe desafios e forte impacto no ambiente regulatório da defesa agropecuária nacional. Em 2002, foi normatizado o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV). Esse sistema, de adesão voluntária, é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que credencia certificadoras privadas de terceira parte. A certificação da propriedade rural no SISBOV pressupõe a adoção da rastreabilidade e de um conjunto de tecnologias operacionais e de gestão no campo. O nível de difusão da certificação, e das inovações a ela associadas, ainda é baixo. Um número pequeno de propriedades a adotaram e persiste a grande heterogeneidade tecnológica que tem caracterizado a pecuária de corte no Brasil. O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que determinam a adoção da certificação SISBOV no Estado de São Paulo. Serão coletados dados por meio de questionários aplicados a uma amostra de 60 propriedades rurais (30 certificadas e 30 não certificadas), além de entrevistas com 10 agentes-chaves para obter informações de caráter qualitativo. Estatísticas descritivas e modelos de regressão com variáveis dependentes binárias serão utilizados para identificar variáveis que discriminam adotantes de não-adotantes e, dessa forma, testar hipóteses sobre a adoção da certificação SISBOV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO JOSÉ CARRER; HILDO MEIRELLES DE SOUZA FILHO; MARCELA DE MELLO BRANDÃO VINHOLIS. Determinants of feedlot adoption by beef cattle farmers in the state of São Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 42, n. 11, p. 824-830, . (10/02787-0)
BRANDAO VINHOLIS, MARCELA DE MELLO; CARRER, MARCELO JOSE; DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES. Adoção da rastreabilidade de bovinos de corte no estado de São Paulo, Brasil. Ciência Rural, v. 47, n. 9, . (10/02787-0)
CARRER, MARCELO JOSE; DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES; BRANDAO VINHOLIS, MARCELA DE MELLO. Determinants of feedlot adoption by beef cattle farmers in the state of Sao Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 42, n. 11, p. 824-830, . (10/02787-0)