Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do Potencial de Enxerto das Células-tronco Imaturas da Polpa Dentária Humana na Região Límbica após Tratamento da Deficiência Total de Células-tronco Límbicas em Modelo Pré-clínico

Processo: 10/08595-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Irina Kerkis
Beneficiário:Bábyla Geraldes Monteiro
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco   Polpa dentária   Medicina regenerativa   Engenharia tecidual   Córnea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células-tronco | cornea | deficiência limbica | Engenharia tecidual | Medicina regenerativa | polpa dentária | Biologia das Células-tronco

Resumo

A superfície da córnea é constantemente renovada pelas células-tronco límbicas, localizadas entre a córnea e a esclera. Lesões que acomentem a região límbica podem desencadear um processo de conjuntivalização, tornando a córnea opaca e prejudicando a acuidade visual. Normalmente, quando apenas um olho é acometido por tal opacificação é realizado transplante límbico autólogo, no entanto, o olho doador saudável pode vir a desenvolver a deficiência de células-tronco límbicas pós-cirurgia. Ainda, em pacientes com a deficiência total de células-tronco límbicas bilateral tal procedimento torna-se inviável. Diversos métodos foram descritos na literatura com a finalidade de reverter o quadro de opacificação da córnea, inclusive com o transplante heterólogo, porém os resultados não foram satisfatórios, devido a rejeição e/ou a reincidência do processo de conjuntivalização, em grande parte dos pacientes. Pensando em contornar os problemas decorrentes dos protocolos estabelecidos para o tratamento das lesões corneanas e límbicas, estabelecemos um novo protocolo com a utilização de células-tronco imaturas de polpa dentária humanas (Gomes et al, 2010), que comprovadamente compartilham características similares às células-tronco límbicas humanas (Monteiro et al, 2009). Dando continuidade aos nossos estudos, objetivamos, no presente projeto, avaliar o potencial de enxerto das células-tronco imaturas de polpa dentária humanas na região límbica, uma vez que, este enxerto se torna extremamente necessário para a manutenção funcional da córnea, estabelecendo assim um tratamento efetivo e definitivo para as lesões corneanas e límbicas. Pretendemos também, estabeler os parâmetros necessários para a transposição do modelo pré-clínico ao clínico, buscando alternativas para a redução dos custos desta tecnologia, visando a sua futura aplicação na saúde pública.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, BABYLA GERALDES; LOUREIRO, RENATA RUOCO; CRISTOVAM, PRISCILA CARDOSO; COVRE, JOYCE LUCIANA; PEREIRA GOMES, JOSE ALVARO; KERKIS, IRINA. Amniotic membrane as a biological scaffold for dental pulp stem cell transplantation in ocular surface reconstruction. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 82, n. 1, p. 32-37, . (10/08595-5)