Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização morfométrica e microestrutural do desenvolvimento pós-embrionário de Heteromitobates albiscriptus (Arachnida: Opiliones: Gonyleptidae)

Processo: 10/08630-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Pedro Gnaspini Netto
Beneficiário:Alessandra Zola Ramin
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gonyleptidae   Morfologia animal   Morfometria   Desenvolvimento pós-embrionário   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento pós-embrionário | Gonyleptidae | microscopia eletrônica de varredura | Morfologia | Morfometria | opiliones | Arachnida - Morfologia

Resumo

Opiliões aparentemente não se baseiam sensorialmente nas mesmas estruturas que outros aracnídeos, e apresentam estruturas sensoriais e glandulares distribuídas pelos apêndices. Tais estruturas podem ter função importante no reconhecimento e na detecção de parceiros sexuais, podendo-se mostrar dimórficas. Nesse caso, espera-se que não ocorram, ou apareçam de forma mais simplificada, entre os juvenis. O desenvolvimento pós-embrionário de opiliões inclui uma série de ínstares ninfais (geralmente 4 a 8 ínstares), seguidos de uma fase adulta, na qual cessa o crescimento e a ocorrência de mudas. Este estudo tem por objetivo abordar o desenvolvimento pós-embrionário de opiliões da espécie Heteromitobates albiscriptus, que apresenta 5 ínstares de ninfa. Pretende-se descrever morfometricamente essas ninfas e realizar um estudo comparativo de microestruturas. O estudo morfométrico consistirá da tomada de medidas do comprimento e largura do corpo e de cada segmento das pernas; e também será contado o número de artículos do tarso. O estudo microestrutural consistirá inicialmente de microscopia eletrônica de varredura de duas glândulas do tarso e comparação dessas glândulas entre os ínstares das ninfas e com machos e fêmeas adultos. Outras microestruturas que forem encontradas e se mostrarem relevantes para o estudo serão acrescentadas ao trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)