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Inspeção Não-Destrutiva e Análise de Falha de Juntas Mecânicas de Glare Fadigadas após Envelhecimento Higrotérmico

Processo: 10/09823-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:José Ricardo Tarpani
Beneficiário:Felipe Azenha Teixeira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Materiais compósitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Falha | compósitos | degradação térmica | fadiga | Inspeção Não-Destrutiva | Materiais Compósitos

Resumo

O seguinte projeto propõe realizar a inspeção não-destrutiva periódica e a análise da falha final de juntas mistas rebitadas de laminado híbrido Glare com chapas de liga monolítica aeronáutica 2024-T3 (Glare / liga-Al) submetidas a carregamento em fadiga após condicionamento ambiental prévio com a aplicação simultânea de umidade e temperatura (envelhecimento higrotérmico). Os resultados serão comparados aos obtidos para idênticas juntas Glare / liga-Al que não foram previamente condicionadas higrotermicamente. Os resultados da pesquisa auxiliarão no entendimento dos macro e dos micromecanismos do processo de fratura subcrítica por fadiga desta nova classe de materiais de construção aeronáutica quando rebitadas e expostas a ambientes agressivos potencialmente encontrados em condições reais de serviço.Vale ressaltar que não há registro na literatura científica aberta sobre os efeitos do condicionamento higrotérmico em juntas rebitadas de Glare.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TARPANI, A. C. S. P.; BARRETO, T. A.; TARPANI, J. R.. Fatigue failure analysis of riveted fibre-metal laminate lap joints. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS, v. 239, . (12/09319-7, 10/09823-1, 10/09822-5, 06/50134-0, 05/54899-8, 13/27030-7)