Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfometria testicular e produção espermática diária em bubalinos da raça murrah

Processo: 10/10912-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Patrícia Aparecida da Luz Zanetti
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia animal   Búfalos   Espermatogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Búfalo | espermatogênese | Produção Espermática | Anatomia Animal

Resumo

Embora tudo na espécie Bubalina seja parecido com os bovinos, as suas peculiaridades são bem diferentes e em decorrência da sua alta potencialidade de produção, os conhecimentos dos aspectos reprodutivos são requisitos básicos para a implantação dos rebanhos como também para o melhoramento genético e zootécnico da espécie (OBA, 1993). Em função desses aspectos, bem como a crescente demanda de bubalinos e a deficiência de informações de pesquisas ligadas aos conhecimentos dos aspectos reprodutivos dessa espécie, o presente estudo terá como objetivo investigar, pela primeira vez, a morfometria testicular, a população das células de Sertoli e Leydig e a produção espermática diária em búfalos da raça Murrah. O experimento será realizado na Área de Produção de Bubalinos, do Departamento de Produção Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, município de Botucatu/SP. As análises laboratoriais serão realizadas no Laboratório de Histologia e Anatomia Animal, UNESP, Campus de Dracena. Serão utilizados oito búfalos da raça Murrah sexualmente maduros divididos em dois tratamentos, ou seja, quatro animais por tratamento, sendo: T1 - Avaliação dos testículos de animais com 18 meses de idade e T2 - Avaliação dos testículos de animais com 24 meses de idade. Para a colheita dos testículos será realizada a castração e antes deste procedimento os animais serão pesados e medida a circunferência escrotal. Após a colheita, será avaliado a morfometria testicular, o número total de células de Sertoli por testículo, a produção espermática diária (PED) e a quantidade total de células de Leydig no testículo. Todos os dados apresentados serão abordados sob a forma de média e desvio padrão, e serão obtidos após análise de variância para um delineamento inteiramente casualizado com teste Student-Newman-Keuls (SNK) para comparação das médias com 5 % de significância. O coeficiente de correlação Pearson será calculado para se observar a intensidade de correlação entre as variáveis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO DA LUZ, PATRICIA APARECIDA; DA SILVA SANTOS, PAULO RAMOS; ANDRIGHETTO, CRISTIANA; JORGE, ANDRE MENDES; DE ASSIS NETO, ANTONIO CHAVES. The Correlation between Age, Body Weight and Testicular Parameters in Murrah Buffalo Bulls Raised in Brazil. JOURNAL OF REPRODUCTION AND DEVELOPMENT, v. 59, n. 1, p. 14-17, . (10/10912-9)