Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do limiar de dor na ocorrência de sensibilidade dental no tratamento clareador

Processo: 10/11627-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:André Luiz Fraga Briso
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Paulo Henrique dos Santos
Assunto(s):Clareamento de dente  Peróxido de hidrogênio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clareamento de dente | Limiar da Dor | peróxido de hidrogênio | sensibilidade térmica | Dentística

Resumo

O presente estudo objetiva verificar a ocorrência de sensibilidade pós operatória em pacientes submetidos ao tratamento clareador com peróxido de hidrogênio a 35% (PH), relacionando este fenômeno com o limiar de dor de cada indivíduo. Para tanto, 60 voluntários criteriosamente selecionados serão divididos aleatoriamente em 4 grupos de estudo (n=15), de acordo com o limiar de dor (alto e baixo) e o tratamento clareador (PH e placebo). O limiar de dor fisiológico será determinado por meio de um aparelho de análise neuro-sensorial, o TSA II (Medoc Advanced Medical Systems, Durham, NC), que possui uma unidade central que gera e transmite sinais térmicos. Para tanto, os pacientes dos grupos I (baixo limiar de dor) e II (alto limiar de dor), serão tratados com PH, sendo realizadas 3 aplicações de 15 minutos a cada 7 dias, durante 3 semanas, totalizando 3 sessões clareadoras. Os pacientes dos grupos III (baixo limiar de dor) e IV (alto limiar de dor), controles negativos, receberão um produto placebo, de apresentação idêntica ao PH a 35%. As mensurações da sensibilidade dentária ao frio serão realizadas na superfície vestibular dos incisivos centrais superiores em 16 tempos distintos: antes dos procedimentos clareadores, ao final de cada aplicação do produto, bem como 1 e 24 horas após cada sessão e 7 dias após o término do tratamento clareador. Para esta análise, o TSA-II será acoplado a um dispositivo intra-oral posicionado nas superfícies vestibulares dos incisivos centrais superiores. Em todos os tempos em estudo e ao final dos tratamentos, o limiar de dor fisiológico de cada paciente será mensurado. Os resultados obtidos serão tabulados e submetidos à análise estatística apropriada após a análise descritiva dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA RAHAL; MARJORIE DE OLIVEIRA GALLINARI; JULIANA STUGINSKI BARBOSA; REYNALDO LEITE MARTINS-JUNIOR; PAULO HENRIQUE DOS SANTOS; LUCIANO TAVARES ANGELO CINTRA; ANDRÉ LUIZ FRAGA BRISO. Influence of skin cold sensation threshold in the occurrence of dental sensitivity during dental bleaching: a placebo controlled clinical trial. Journal of Applied Oral Science, v. 26, . (10/11627-6)
ANDRÉ LUIZ FRAGA BRISO; VANESSA RAHAL; FERNANDA ALMEIDA DE AZEVEDO; MARJORIE DE OLIVEIRA GALLINARI; RAFAEL SIMÕES GONÇALVES; SANDRA MEIRA BORGHI FRASCINO; PAULO HENRIQUE DOS SANTOS; LUCIANO TAVARES ANGELO CINTRA. Neurosensory analysis of tooth sensitivity during at-home dental bleaching: a randomized clinical trial. Journal of Applied Oral Science, v. 26, . (10/17200-4, 10/11627-6)