Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de genes de virulência em cepas de Listeria monocytogenes e Listeria innocua originárias de ambiente e alimento

Processo: 10/13511-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Helena Matte
Beneficiário:Luisa Zanolli Moreno
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Listeria   Vigilância sanitária   Listeria monocytogenes   Virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Listeria | Listeria innocua | Listeria monocytogenes | Patogenicidade | pesquisa de genes de virulência | Virulência | Vigilância Sanitária

Resumo

A bactéria Listeria monocytogenes é um agente zoonótico transmitido, principalmente por alimentos, podendo ser letal na ocorrência de surtos. Dentre as fontes de infecção, destacam-se os produtos de origem láctea, carnes e embutidos, além dos ambientes da indústria de processamento alimentício. Na última década, foram detectadas cepas de L. monocytogenes e L. innocua, em ambiente e alimento, caracterizadas com baixa a alta virulência para células eucarióticas decorrente de mutações nos genes de virulência. Este novo cenário, com alteração da virulência de ambas as espécies, e o relato de um caso fatal de listeriose humana ocasionada por L. innocua atípica demandam atenção, pois apresentam maior risco à saúde da população exposta a estes ambientes e alimentos sendo, portanto, uma importante questão de saúde pública. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo pesquisar genes de virulência em cepas de L. monocytogenes e L. innocua, isoladas em pontos da cadeia produtiva da carne suína no Estado de São Paulo, e que apresentam alta similaridade genética com cepas de origem de infecção humana. Dentre as cepas estudadas, destacam-se isolados de L. monocytogenes com atípica atividade hemolítica e cepas de L. innocua com PCR positivo para um gene de virulência específico de L. monocytogenes. A detecção dos genes será realizada via reações de PCR e a confirmação, mapeamento e análise destes por seqüenciamento. Assim, será possível identificar e comparar os mecanismos genéticos de virulência dos isolados com os já descritos na literatura e discutir a implicação destes novos conhecimentos para a epidemiologia da listeriose e sua importância para a saúde pública.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, LUISA ZANOLLI; PAIXAO, RENATA; SENA DE GOBBI, DEBORA DIRANI; RAIMUNDO, DANIELE CRISTINE; PORFIDA FERREIRA, THAIS SEBASTIANA; MORENO, ANDREA MICKE; HOFER, ERNESTO; FALAVINA DOS REIS, CRISTHIANE MOURA; MATTE, GLAVUR ROGERIO; MATTE, MARIA HELENA. Phenotypic and Genotypic Characterization of Atypical Listeria monocytogenes and Listeria innocua Isolated from Swine Slaughterhouses and Meat Markets. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, . (06/55501-0, 10/13511-5, 10/19005-4)
MORENO, LUISA ZANOLLI; PAIXAO, RENATA; SENA DE GOBBI, DEBORA DIRANI; RAIMUNDO, DANIELE CRISTINE; PORFIDA FERREIRA, THAIS SEBASTIANA; MORENO, ANDREA MICKE; HOFER, ERNESTO; FALAVINA DOS REIS, CRISTHIANE MOURA; MATTE, GLAVUR ROGERIO; MATTE, MARIA HELENA. Phenotypic and Genotypic Characterization of Atypical Listeria monocytogenes and Listeria innocua Isolated from Swine Slaughterhouses and Meat Markets. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2014, p. 12-pg., . (10/13511-5, 06/55501-0, 10/19005-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORENO, Luisa Zanolli. Pesquisa de genes de virulência em cepas de Listeria monocytogenes e Listeria innocua originárias de carne suína e ambiente de abatedouros e açougues. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.