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Ensino a distância na capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: análise da efetividade do CD-ROM

Processo: 10/13625-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Kátia de Freitas Alvarenga
Beneficiário:Eliene Silva Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audição   Capacitação de recursos humanos em saúde   Saúde da família   Saúde auditiva   CD-ROM   Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | capacitação | Cd-Rom | saúde da família | Audiologia

Resumo

A triagem auditiva neonatal não garante o acesso da população ao atendimento especializado e no período adequado, além disso, não exclui a possibilidade de ocorrência de perdas auditivas tardias ou progressivas. Buscando alternativas para solucionar este problema têm sido desenvolvidos projetos relacionados à capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) em saúde auditiva, investigando a efetividade de diferentes formas e ferramentas de ensino. Objetivo: Avaliar a efetividade do CD-ROM como ferramenta de ensino a distância na capacitação de ACS na área de saúde auditiva infantil. Metodologia: A casuística será composta por 50 ACS do município de Bauru-SP que receberam formação prévia em saúde auditiva e 50 ACS do município de Itajaí-SC, sem formação prévia. O CD-ROM foi desenvolvido em projeto anterior (CNPq, processo número 485508/2007-9) e contém cinco módulos, envolvendo desde a prevenção à reabilitação da deficiência auditiva. A execução do trabalho será estruturada em fases: 1ª Fase - Treinamento em informática básica; 2ª Fase - Capacitação dos ACS e elaboração de um cybertutor contendo um simulador de casos clínicos; 3ª Fase - Acesso ao cybertutor e avaliação dos ACS; 4ª fase - Análise dos dados: o aproveitamento e o aprendizado do conteúdo serão avaliados por meio da comparação do desempenho em um questionário aplicado nos momentos pré e pós-capacitação, do desempenho de cada indivíduo na atividade do cybertutor e por meio de um questionário contendo questões acerca da ferramenta de ensino utilizada, o qual será analisado de forma qualitativa. 5ª fase - Devolutiva para as Secretarias Municipais de Saúde. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, ELIENE SILVA; ALVARENGA, KATIA DE FREITAS; URNAU, DANIELE; PAGNOSSIN, DEBORA FRIZZO; WEN, CHAO LUNG. Community health worker training for infant hearing health: Effectiveness of distance learning. INTERNATIONAL JOURNAL OF AUDIOLOGY, v. 52, n. 9, p. 636-641, . (10/13625-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Eliene Silva. Ensino a distância na capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: análise da eficácia do CD-ROM. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.