Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos limiares das respostas auditivas de estado estável nos primeiros seis meses de vida

Processo: 10/13810-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Kátia de Freitas Alvarenga
Beneficiário:Luciana Cristina de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | potenciais evocados auditivos | tronco encefálico | Audiologia

Resumo

Os limiares da Resposta Auditiva de Estado Estável (RAEE) em neonatos até o sexto mês de vida auxiliam na predição dos limiares psicoacústicos em um período que o infantil não responde precisamente a testes comportamentais. Descrever as mudanças nos limiares das respostas auditivas de estado estável relacionadas à idade em neonatos a termo, a fim de caracterizar a influência do processo maturacional na resposta elétrica do sistema auditivo. Trata-se de um estudo transversal, no qual serão avaliados 60 neonatos a termos nas faixas etárias entre 0 a seis meses de vida. A casuística será dividida em três faixas etárias para estudo- GI: 0-1 mês e 29 dias, n=20; GII: 2-3 meses e 29 dias, n=20; GIII: 4-6 meses, n=20. A RAEE será pesquisada utilizando tons puros nas frequências portadoras de 0,5; 1; 2 e 4 kHz modulados 100% em amplitude e 20% em frequência, com modulação de 84,375; 89,062; 93,750; e, 98,437 Hz, respectivamente. Para a pesquisa dos limiares a intensidade irá variar de 40 a 0 dB NA, com estímulos apresentados por meio de fones de inserção 3A, de forma simultânea e mono aural; eletrodos posicionados em Cz (ativo), M1 ou M2 ipsilateral (referência) e mastóide contralateral (terra); ganho de 50000, filtro passa banda 1-300 Hz, 6 dB/oitava. A intensidade do estímulo sonoro utilizado para gerar a RAEE dentro do conduto auditivo externo da criança será monitorado usando um microfone sonda tubo de silicone do equipamento Hearing aid Analyzer FONIX FP 35 (Frye Electronics). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, LUCIANA CRISTINA; ALVARENGA, KATIA DE FREITAS; ARAUJO, ELIENE SILVA; SALGADO, MANOEL HENRIQUE; COSTA FILHO, OROZIMBO ALVES. Auditory Steady-State Response in the First Six Months of Life. AUDIOLOGY AND NEUROTOLOGY EXTRA, v. 4, n. 1, p. 11-pg., . (10/13810-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Luciana Cristina de. Caracterização dos limiares dos potenciais evocados auditivos de estado estável nos primeiros seis meses de vida. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.